Neste capítulo, conheceremos todas as etapas necessárias para configurar os elementos de redes TCP/IP. Iniciando com as atribuições dos endereços IP, pausadamente caminharemos através da configuração das interfaces da rede TCP/IP e apresentaremos algumas ferramentas úteis nas soluções para problemas na instalação de redes.
A maior parte das tarefas incluídas neste capítulo será executada somente uma vez. A maioria dos arquivos de configuração somente será alterada posteriormente ao se adicionar novos protocolos, servidores, placas, etc. na sua rede, ou quando um sistema for reconfigurado inteiramente. Alguns dos comandos usados para configurar o TCP/IP, contudo, devem ser executados cada vez que o sistema é inicializado. Isto é geralmente feito invocando-se os programas do sistema denominados /etc/rc.
Comumente, os itens referentes à rede para este procedimento estão contidos em um programa chamado rc.net ou rc.inet. Algumas vezes, podem ser vistos dois outros chamados rc.inet1 e rc.inet2, onde o primeiro inicializa a parte de rede do kernel, enquanto o último inicializa os serviços básicos e as aplicações da rede. Nos passos seguintes, iremos mostrar como estes arquivos são compostos. A seguir, discutiremos as ações executadas por rc.inet1, enquanto que as aplicações serão discutidas em capítulos posteriores. Ao finalizar este capítulo, deve-se ter à disposição uma seqüência de comandos que configurem corretamente a rede TCP/IP em um computador. Deve-se então substituir os comandos de exemplos no arquivo rc.inet1 pelos novos aqui descritos, certificar-se que rc.inet1 é executado na hora da inicialização do sistema e reinicializar sua máquina. Os programas rc de rede que vêm com a sua distribuição favorita do 5.1 devem propiciar um bom exemplo.