próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 5. Configurando Redes TCP/IP Acima: 4. Configurando o Hardware Anterior: 4.3 Acessando Dispositivos Seriais   Sumário   Índice


4.4 Hardware Serial

O suporta atualmente uma extensa variedade de placas seriais que usam o padrão RS-232. Atualmente RS-232 é o padrão mais comum para comunicações seriais para PC. Ele usa um número de circuitos para a transmissão de bits sozinhos assim como para o sincronismo das transmissões. Linhas adicionais podem ser usadas para sinalizar a presença de portadora e negociação da comunicação.

Embora a negociação da comunicação seja opcional, ela é muito útil. Permite que qualquer uma das duas estações possa sinalizar se está pronta para receber mais dados, ou se a outra estação deverá fazer uma pausa até que o processamento feito pelo receptor esteja concluído. As linhas usadas para isto são chamadas ''Livres para Enviar''(CTS) e ''Prontas para Enviar'' (RTS), descrevendo o nome da negociação da comunicação por hardware chamada ``RTS/CTS''.

Em PCs, a interface RS-232 é geralmente controlada por um chip UART derivado do chip semicondutor 16450, ou de uma versão mais nova: o NSC 16550A. 4.3

Algumas marcas (muitos modems equipados internamente com o conjunto de chips Rockwell) também usam chips completamente diferentes, os quais foram programados para funcionarem como se fossem 16550's.

A principal diferença entre os 16450s e os 16550s é que o último tem um buffer FIFO de 16 bytes, enquanto que o anterior tem um buffer de somente 1-Byte. Isto torna os 16450s convenientes para velocidades até 9600 bps, enquanto que velocidades mais altas necessitam de um chip 16550 ou compatível. Ao lado destes chips, o suporta também o chip 8250, o UART original para o PC-AT.

Na configuração padrão, o kernel checa as quatro portas seriais padrão, de COM1 até COM4. Estas receberão números menores de dispositivos iguais a 64 até 67, conforme descrito acima.

Caso se necessite configurar as portas seriais corretamente, deve-se instalar o comando setserial de Ted Tso junto com o programa rc.serial. Este programa deve ser chamado a partir do programa /etc/rc durante a inicialização do sistema. Ele usa o comando setserial para configurar os dispositivos seriais no kernel. Um programa típico rc.serial terá a seguinte aparência:



Por favor consulte a documentação que acompanha o programa setserial para o detalhamento dos parâmetros.

Caso a porta serial não seja detectada, ou o comando setserial -bg mostre valores incorretos, será necessário forçar a configuração e explicitar os valores corretos. Os usuários com modems equipados com o conjunto de chips Rockwell são informados para analisar esta situação. Se, por exemplo, o chip UART é detectado como um NSC 16450, enquanto na verdade trata-se de um NSC 16550, sendo necessário alterar o comando de configuração:



Opções similares existem para forçar o valor da porta COM, do endereço base e da IRQ. Por favor consulte a página do manual do programa setserial(8) para maiores detalhes.

Caso o modem suporte a negociação através de hardware, deve-se estar seguro de que ele esteja habilitado. Por mais surpreendente que isto possa parecer, a maioria dos programas de comunicação não tenta habilitá-la automaticamente, havendo necessidade de ajustá-la manualmente. A melhor forma é através do programa de inicialização rc.serial, usando o comando stty:



Para checar se a negociação de comunicação por hardware está de fato habilitada, deve-se utilizar:



Este comando fornece a situação de todos os parâmetros para o dispositivo, onde um indicador precedido por um sinal de menos como em -crtscts, significa que ele não está ativo.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 5. Configurando Redes TCP/IP Acima: 4. Configurando o Hardware Anterior: 4.3 Acessando Dispositivos Seriais   Sumário   Índice
www.conectiva.com