Depois de configurar o hardware como explicado no capítulo anterior, há que fazer com que esses dispositivos sejam conhecidos pela camada de rede do kernel. Muitos comandos são usados para configurar as interfaces da rede e inicializar a tabela de roteamento. Estas tarefas são executadas geralmente pelo programa rc.inet1 toda vez que o sistema é inicializado. As ferramentas básicas para isto são chamadas ifconfig(onde ''if'' significa interface) e route. O programa ifconfig é usado para construir uma interface que possa ser acessada pela camada de rede do kernel. Isto envolve a atribuição de um endereço IP e de outros parâmetros e a ativação da interface, também conhecida como ``montagem''. Ser ativo aqui significa que o kernel enviará e receberá datagramas IP através da interface. O modo mais simples para ativá-la é:
o qual atribui o endereço IP para a interface e a ativa. Todos os outros parâmetros são ajustados para valores padrão. Por exemplo, a máscara da subrede padrão é derivada da classe do endereço IP da rede, tal como 255.255.0.0 para um endereço de uma classe B. O programa ifconfig é descrito em detalhes no final deste capítulo.
O programa route permite adicionar ou remover caminhos da tabela de roteamento do kernel. Ele pode ser ativado da seguinte forma:
onde os argumentos add e del determinam se o caminho para uma rede, máquina, endereço,...devem ser adicionados ou removidos, respectivamente.