próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 5.7.2 Interfaces Ethernet Acima: 5.7 Configuração de Interfaces Anterior: 5.7 Configuração de Interfaces   Sumário   Índice

5.7.1 A Interface Local de Rede

5.7

A primeira interface a ser ativada é a interface local de rede:



Ocasionalmente, será possível ver também o nome local da máquina denominado localhost sendo usado ao invés do endereço IP. O ifconfig buscará o nome no arquivo hosts onde uma entrada deve definir o nome da máquina para o endereço 127.0.0.1:



Para visualizar a configuração de uma interface, execute o programa ifconfig fornecendo o nome da interface como argumento:



Como se pode perceber, a interface local de rede (loopback) atribui uma máscara de rede 255.0.0.0, uma vez que 127.0.0.1 é um endereço de classe A. Pode-se ver ainda que a interface não tem um conjunto de endereços de transmissão, que normalmente não são úteis para a interface local de rede. No entanto, ao se executar o servidor rwhod na máquina, é necessário ter o conjunto dos endereços de transmissão dos dispositivos de rede local em ordem para que o programa rwho funcione corretamente. Pode-se verificar como configurar endereços de propagação em rede na seção ``Tudo sobre o ifconfig'' a seguir. Agora quase é possível iniciar a execução da sua pequena rede. O que ainda está faltando é uma entrada na tabela de roteamento que indique ao IP que ele pode usar esta interface como caminho para o destino 127.0.0.1. Isto é obtido através do seguinte comando:



Novamente, pode-se usar localhost ao invés do endereço IP.

Agora, deve-se checar se tudo está funcionando, usando por exemplo o comando ping. ping é equivalente a um dispositivo de sonar5.8 usado para verificar se um determinado endereço pode ser alcançado, e para medir o tempo decorrido entre o envio de um datagrama e o recebimento da resposta. O tempo necessário para isto é freqüentemente chamado de tempo de resposta.



O exemplo acima mostra que a configuração da sua primeira interface de rede foi bem sucedida. Ao acionar o programa ping ele ficará ativo até que seja interrompido, como por exemplo através das teclas Control+C.

Se a saída do comando ping não se assemelha com a mostrada acima, então estamos com problemas. Verifique qualquer erro, como por exemplo se algum arquivo não foi instalado corretamente, verifique se os binários dos programas ifconfig e do route usados são compatíveis com a versão do kernel que possui e, acima de tudo, certificar-se que o kernel foi compilado com a opção de rede habilitada (pode-se verificar isto através da presença do diretório /proc/net ). Caso se obtenha uma mensagem de erro contendo a mensagem ``Rede inatingível'', então provavelmente o comando route foi utilizado de forma equivocada. Deve-se verificar se foi usado o mesmo endereço informado no ifconfig.

Os passos acima descritos são suficientes para que se possa utilizar as aplicações da rede em uma máquina isolada. Após adicionar as linhas acima ao rc.inet1 e certificar-se que ambos os programas rc.inet são executados por /etc/rc, pode-se reinicializar a máquina e executar-se várias aplicações, como por exemplo, o programa ``telnet localhost'' deve estabelecer uma conexão telnet com a máquina local, fornecendo uma mensagem de acesso ao sistema.

No entanto, a interface de rede local não é útil somente em livros de rede, ou como um teste durante o desenvolvimento, mas é também usada por algumas aplicações durante sua operação normal.5.9 De qualquer forma a sua configuração é obrigatória, independente da máquina estar conectada a uma rede ou não.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 5.7.2 Interfaces Ethernet Acima: 5.7 Configuração de Interfaces Anterior: 5.7 Configuração de Interfaces   Sumário   Índice
www.conectiva.com