Ao se usar o protocolo PLIP para conectar duas máquinas, as coisas serão um pouco diferentes do que usar uma rede Ethernet. Elas são chamadas conexões ponto a ponto, porque envolvem somente dois servidores (``pontos''), em oposição às redes que têm várias máquinas comunicando-se entre si. Como um exemplo, consideramos o portátil de algum funcionário da Cervejaria Virtual que está conectado com a máquina aracaju via PLIP. O portátil é chamado de itatiaia, e tem somente uma porta paralela. Na hora da inicialização esta porta será registrada como plip1. Para ativar a conexão, é necessário configurar a interface plip1 através dos seguintes comandos:5.10.
O primeiro comando configura a interface, dizendo ao kernel que esta é uma conexão ponto a ponto, com a ponta remota possuindo o endereço de aracaju. O segundo instala a rota padrão, usando a máquina aracaju como caminho padrão. Na máquina aracaju, um comando parecido com o ifconfig será necessário para ativar a conexão (não é necessária a execução do programa route):
Um ponto interessante é que a interface plip1 na máquina aracaju não tem que ter um endereço IP separado, mas pode ter o endereço 191.72.1.1.5.11.
Agora resta configurar o roteamento do portátil para a rede da Cervejaria, faltando ainda uma forma de rotear a partir de qualquer uma das máquinas da Cervejaria até a máquina itatiaia. Um jeito particularmente trabalhoso de fazer isso é adicionar uma rota específica à tabela de roteamento de todas as máquinas definindo aracaju como o caminho padrão para itatiaia da seguinte forma:
Uma opção mais adequada para se trabalhar com rotas temporárias é o uso de roteamento dinâmico. Um modo de se fazer isso é usar o programa gated, um servidor de roteamento, que pode ser instalado em cada máquina na rede para distribuir as informações de roteamento dinamicamente. O modo mais fácil, contudo, é usar o proxy ARP, onde a máquina aracaju responderá à qualquer consulta de ARP sobre a máquina itatiaia enviando o seu próprio endereço Ethernet. O resultado final é que todos os pacotes destinados a itatiaia serão enviados primeiro até aracaju, que então os reenvia para o portátil. Retornaremos a tratar do proxy ARP na seção abaixo.