Depois de se subdividir a rede, deve-se estar preparado para alguns tipos simples de resoluções de nomes de máquinas, através do uso do arquivo /etc/hosts. Caso não se utilize DNS ou NIS para resolução de endereços, deve-se então colocar todas as máquinas da rede no arquivo hosts.
Mesmo quando se utilizar DNS ou NIS, é indicado ter-se um conjunto com o nome de ao menos algumas máquinas em um arquivo /etc/hosts. Pode ser necessário, por exemplo algum tipo de resolução de nomes e endereços quando as interfaces de rede ainda não estejam ativas, por exemplo em tempo de inicialização do sistema. Isso não é somente uma questão de conveniência, pois também permite usar nomes simbólicos de máquinas nos programas rc.inet. Assim, caso algum endereço IP seja alterado, deve-se copiar um novo arquivo hosts atualizado para todas as máquinas e reiniciá-las, ao invés de editar-se um número grande de arquivos rc separadamente. Geralmente deve-se colocar todos os nomes locais das máquinas e seus respectivos endereços no arquivo hosts, incluindo quaisquer caminhos padrão e servidores NIS, caso estes sejam usados.5.5
Durante os testes iniciais deve-se estar seguro de que o resolvedor de nomes usa somente informações do arquivo hosts. Os softwares DNS ou NIS podem vir com arquivos de exemplo que podem produzir resultados estranhos ao serem usados. Para fazer com que todas as aplicações usem exclusivamente o arquivo /etc/hosts ao procurar o IP de uma máquina, é necessário editar o arquivo /etc/host.conf. Comente qualquer linha que inicie com a palavra order precedendo-as com um sinal de número (#) e insira a seguinte linha:
A configuração da biblioteca de resolução será discutida em detalhes no
capítulo .
O arquivo hosts contém uma entrada por linha, constituída de um endereço IP, um nome da máquina e uma lista opcional de nomes alternativos para o nome da máquina. Os campos são separados por espaços ou tabulações e o campo endereço deve iniciar necessariamente na coluna um. Qualquer coisa após um sinal # é considerado um comentário e será ignorado.
Nomes de servidores podem ser totalmente qualificados, ou relativos ao domínio local. Para a máquina maceio, normalmente seria informado o nome totalmente qualificado, igual a maceio.cvritual.com.br, ou simplesmente maceio, tornando-a conhecida tanto pelo seu nome oficial como pelo seu nome local mais curto.
Este é um exemplo de como o arquivo hosts da Cervejaria Virtual pode parecer. Dois nomes especiais são incluídos, o aracaju-if1 e o aracaju-if2, que fornecem os endereços para ambas as interfaces usadas na máquina aracaju.
Assim como em um endereço IP de uma máquina, algumas vezes pode ser necessário utilizar um nome simbólico também para as redes. Por isso, o arquivo hosts tem um companheiro chamado /etc/networks que mapeia nomes de redes para números e vice-versa. Na Cervejaria Virtual, podemos instalar um arquivo networks como este:5.6: