próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 5.6 Os Arquivos hosts Acima: 5. Configurando Redes TCP/IP Anterior: 5.4 Configurando o Nome   Sumário   Índice


5.5 Definindo Endereços IP

Caso se esteja configurando o software de rede na máquina local para operações independentes ou seja autônomas e desvinculadas de uma rede (como por exemplo, ser capaz de rodar o software INN de notícias em rede), pode-se passar diretamente à outra seção com segurança, pois nestes casos será necessário somente o endereço IP para a interface de rede local, o qual é sempre 127.0.0.1.

Os detalhes podem ser um pouco mais complexos com redes reais, como por exemplo uma Ethernet. Para conectar-se à uma rede existente é necessário solicitar aos seus administradores os endereços IP adequados e disponíveis para esta rede. Ao se configurar uma rede totalmente nova, os endereços IP deverão ser atribuídos conforme o descrito a seguir.

As máquinas dentro de uma rede local devem geralmente compartilhar endereços IP de uma mesma rede lógica. Para tanto deve-se definir uma faixa de endereços IP para a rede. Caso existam muitas redes físicas, deve-se atribuir a elas diferentes números, ou usar subredes para dividir seu endereço IP dentro de várias subredes.

Caso a rede não esteja conectada a Internet e não haja nenhuma previsão de que isto ocorra, pode-se escolher qualquer endereço de rede válido. Há que certificar-se somente que foi escolhida corretamente uma das classes A, B, ou C, caso contrário as coisas provavelmente não funcionarão muito corretamente. No entanto, caso haja alguma previsão de conexão a Internet em um futuro próximo, deve-se necessariamente obter um endereço IP oficial imediatamente. A melhor forma de fazer isso, é pedir ao provedor de acesso a Internet que lhe atenda para ajudá-lo, como por exemplo o seu provedor local ou a companhia de telecomunicações ou de telefonia local.

A Autoridade Internet de Definição de Numeração - IANA reservou diversos endereços que podem ser utilizados sem a necessidade de registro. Estes endereços devem ser utilizados somente em redes privadas e não podem ser roteados entre sites Internet5.3. As faixas são:

Classe Faixa de IPs
A 10.0.0.0
B 172.16.0.0 até 172.31.0.0
C 192.168.0.0 até 192.168.255.0
Note que o segundo e o terceiro blocos contêm 16 e 256 redes, respectivamente.

A escolha de um destes endereços de rede não é útil somente para redes totalmente desconectadas da Internet, pode-se ainda implementar maiores restrições e controles de acesso usando-se uma única máquina como caminho padrão de toda a rede. Para a rede local o caminho padrão é acessível através de endereços IP internos, enquanto o mundo exterior o reconhece através de um endereço oficialmente registrado.

No decorrer deste guia assumiremos que a rede da Cervejaria Virtual utilizará uma rede de classe B, com a numeração 191.72.0.0. Obviamente uma rede classe C seria mais que suficiente para atender às suas necessidades e às da rede da Vinícola Virtual. Utilizaremos esta classe somente para simplificar os exemplos de subredes na próxima seção.

Para operar várias redes Ethernets (ou outros tipos de redes, uma vez que o programa de controle de dispositivos esteja disponível), é necessário dividir a rede em pequenas redes menores: subredes. Note que a subdivisão de redes só é necessária se houver mais de uma rede lógica, onde conexões ponto a ponto com outras redes não contam, como por exemplo, em uma rede Ethernet com uma ou mais conexões PPP com o mundo exterior. Neste caso não é necessário subdividir sua rede. A razão disto será apresentada no capítulo [*].

No nosso exemplo, o administrador da rede da cervejaria adotou um número da rede classe B, igual a 191.72.0.0. Para acomodar as duas redes, ele decide usar oito bits do endereço de máquina como bits adicionais da subrede e deixa outros oito bits para a própria máquina, permitindo 254 máquinas para cada uma das subredes. Ele então atribui o número de subrede 1 para a cervejaria e para a vinícola o número 2. Seus respectivos endereços de rede são 191.72.1.0 e 191.72.2.0. A máscara da subrede é 255.255.255.0.

A máquina aracaju, que é o caminho padrão entre as duas redes, recebe o número 1 em ambas, que é dado pelos endereços 191.72.1.1 e 191.72.2.1, respectivamente. A figura  [*] mostra as duas subredes e o caminho padrão.

Figura: Cervejaria e Vinícola Virtuais - duas subredes.

Com o novo código de rede, as subdivisões não têm limitações nos bytes, então cada rede classe C pode ser dividida dentro de várias subredes. Por exemplo, seria possível usar dois bits do endereço de máquina como máscara de rede, possibilitando 4 possíveis subredes com 64 máquinas em cada.5.4


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 5.6 Os Arquivos hosts Acima: 5. Configurando Redes TCP/IP Anterior: 5.4 Configurando o Nome   Sumário   Índice
www.conectiva.com