próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 1. Estratégias de Particionamento Acima: 2. Antes de começar Anterior: 3. Classe de Instalação   Sumário   Índice


8. Partições

Praticamente todo sistema operacional moderno usa discos particionados e o Conectiva Linux não é uma exceção. Ao se instalar o Conectiva Linux, será necessário lidar com partições de discos. Caso o leitor não tenha familiaridade com este tema (ou queira rever os conceitos básicos) por favor leia o Apêndice [*] antes de prosseguir.

Nota: caso se tenha escolhido uma instalação de classe servidor ou estação de trabalho e se tenha suficiente espaço não particionado em disco, não é necessário ler esta seção e pode-se ir diretamente para a seção [*] na página [*]. Caso contrário, a leitura desta seção pode determinar a melhor maneira de como liberar espaço em disco na instalação do Conectiva Linux.

Para instalar o Conectiva Linux é necessário haver espaço disponível no disco rígido, o qual deve estar separado de áreas que possuam outros sistemas operacionais (MSDOS©, OS/2©, Windows 95©, outras versões de Linux, etc.). A forma de separar estas áreas é dividindo o espaço disponível em áreas distintas chamadas partições.

Cada partição pode ser acessada como se fosse um disco totalmente diferente. Adicionalmente cada partição tem um tipo que indica como os dados são nela armazenados. Por exemplo, há três tipos de partições diferentes usadas pelo Linux, OS/2 e DOS.

Pode-se desejar instalar o Conectiva Linux em um computador que não contenha nenhum sistema operacional instalado. Neste caso, pode-se usar o sistema de instalação do Conectiva Linux para criar as partições necessárias.

Opcionalmente pode-se instalar o Conectiva Linux em um disco rígido que já contenha programas instalados ou com dados de um sistema operacional distinto. Neste caso a criação de partições depende do sistema operacional já instalado.

Nota: o Conectiva Linux deve ser instalado em uma ou mais partições que tenham o tipo igual a Linux Nativo. O Linux requer ainda uma partição de troca, a qual tem o tipo Linux Swap. Isso significa que uma instalação do Conectiva Linux requer pelo menos duas partições:

Discutiremos os temas de particionamento com mais detalhes a seguir. Por ora, basta saber que o Conectiva Linux requer no mínimo duas partições dedicadas e que não é possível instalar o Conectiva Linux em uma partição DOS/Windows. Mesmo que o Conectiva Linux esteja sendo instalado em um disco rígido ou em um computador que não contenha nenhum sistema operacional, será necessário criar as partições. Estes casos são bastante simples, uma vez que não há com o que se preocupar em relação a outras partições.

Por outro lado pode-se desejar instalar o Conectiva Linux em um disco que já contenha programas ou dados de um sistema operacional diferente. As coisas podem ser um pouco mais complexas nesta situação, uma vez que algum erro poderá causar a perda dos dados e partições existentes.

Durante o processo de instalação, será apresentada a oportunidade de criar as partições do Conectiva Linux. Neste ponto certifique-se de ter o espaço em disco suficiente para a criação das partições.

Antes de iniciar o processo de instalação atente para as seguintes condições:

Vamos rever os diferentes tipos de liberação de espaço para as partições do Conectiva Linux.




próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 1. Estratégias de Particionamento Acima: 2. Antes de começar Anterior: 3. Classe de Instalação   Sumário   Índice
www.conectiva.com