Como indica o passo anterior, pode ou não ser necessário criar as novas partições. De qualquer formar, a menos que se esteja usando um programa que reconheça o Linux, normalmente será necessário remover a nova partição criada como o processo de redimensionamento. A figura mostra como isto é feito.
Para sua conveniência foi disponibilizado no diretório /dosutils o utilitário fips. É um programa de livre distribuição que pode alterar o tamanho de partições na Tabela de Alocação de Arquivos - FAT. Note que apesar do fips já ter sido usado no reparticionamento de milhares discos rígidos, e devido à grande variedade de programas e hardwares nos quais ele deve rodar, não é fornecida garantia de que o fips funcione adequadamente no seu sistema, sendo o seu uso por conta e risco do usuário.
Caso você decida reparticionar seu disco usando o fips, é vital que sejam executados os seguintes passos:
Caso você decida utilizar o fips, esteja ciente de que o programa criará duas partições: a primeira que teve o seu tamanho alterado e uma recém criada com o novo espaço livre em disco. Caso deseje-se criar espaço para instalar o Conectiva Linux, deve-se remover a partição recém-criada, usando o fdisk sob o DOS, ou ao configurar as partições durante a instalação personalizada.