Próximo: 8. Alterando as Preferências
Acima: 7. O Gerenciador de
Anterior: 6. Lançando Aplicações a
Sumário
Índice
7. Propriedades de Arquivos e Ações
Para qualquer arquivo na janela principal pode-se clicar o botão direito do mouse e escolher entre uma variedade de arquivos e ações a partir do menu apresentado:
- r
- - abrirá o arquivo com a aplicação associada. Pode-se obter maiores informações sobre o tema na seção
.
- m
- - pode-se abrir um arquivo com qualquer aplicação usando este item do menu. Para maiores informações por favor verifique na seção
.
- r
- - isto irá visualizar o arquivo com uma ferramenta básica de apresentação de arquivos.
- r
- - lançará um editor para alterar o arquivo. O editor a ser lançado é determinado pelo tipo de arquivo. Pode-se obter maiores informações sobre a edição de associações na seção
.
- r
- - copiará o arquivo para a Área de Transferência, podendo então ser colado em qualquer local.
- r
- - removerá os arquivos selecionados.
- r
- - apresenta a caixa de diálogo Mover a qual permite a movimentação de arquivos. Pode-se obter maiores informações sobre esta funcionalidade na seção
.
- s
- - lança o diálogo de propriedades do arquivo, o qual permite visualizar e editar as características do arquivo selecionado.
Este diálogo é formado por três janelas: estatísticas, opções e permissões.
Figura:
Propriedades do Arquivo
|
- >
- - mostra as informações do arquivo como nome, tipo, tamanho e histórico. Pode-se alterar o nome do arquivo na caixa de texto denominada Nome do Arquivo.
- >
- - permite alterar as opções das ações a serem executadas para o arquivo. Pode-se definir como abrir, visualizar e editar o arquivo. Caso se necessite abrir o arquivo em uma janela de terminal, deve-se selecionar a caixa de seleção Necessita de terminal para ser executado.
- >
- Caso o diálogo de Propriedades seja aberto a partir de um ícone na Área de Trabalho será possível também alterar a aparência do ícone na janela de Opções.
- >
- - permite a alteração das permissões e do dono do arquivo, caso se tenha autoridade para tanto. Pode-se selecionar as permissões de Leitura, Gravação e Execução para o Usuário, Grupo e Outros. Pode-se ainda configurar a Identificação do Usuário, a Identificação do Grupo e o bit de permissão de execução, assim como definir que será o dono do arquivo.
Próximo: 8. Alterando as Preferências
Acima: 7. O Gerenciador de
Anterior: 6. Lançando Aplicações a
Sumário
Índice
www.conectiva.com