A ação padrão para arrastar e soltar um arquivo no Gerenciador de Arquivos GNOME é denominada mover arquivo. Porém pode-se também copiar arquivos através das ações de arrastar e soltar desde que seja mantida pressionada a tecla durante o processo. Este processo deve funcionar com um ou mais arquivos.
Pode-se ainda acionar um menu que permite que se decida qual ação deve ser tomada com um arrasto. Para tanto basta pressionar o botão do meio do mouse ou pressionar a tecla
enquanto o arquivo é arrastado. Uma vez que o arquivo seja solto, será apresentado um menu com as opções de copiar, mover e cancelar a ação.
Outra forma de copiar ou mover arquivos é tirar vantagem do menu que é apresentado ao se clicar o botão direito do mouse. São permitidas diversas ações como copiar, mover e assim por diante. A opção Mover... apresentará o diálogo da figura .
Para usar o diálogo de movimentação, basta digitar o caminho de destino do arquivo. Caso se queira também renomear o arquivo, indique o novo nome em conjunto com o caminho. O diálogo de cópia tem a mesma aparência e comportamento, exceto pelo fato de que o arquivo permanecerá intacto na sua origem. Caso o arquivo que se esteja movendo tenha uma ligação simbólica associada a ele - ou seja, haja uma ligação simbólica para o local onde o arquivo realmente reside - pode-se selecionar Opções Avançadas e ativar a seleção Preservar Ligações Simbólicas. Ao selecionar esta opção, as ligações serão preservadas apesar da movimentação. É recomendado que esta opção seja ativada caso o arquivo em uso tenha ligações simbólicas associadas a ele.