próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 13.3 Endereço de Correio Acima: 13. Correio Eletrônico Anterior: 13.1 O Que É   Sumário   Índice


13.2 Como Uma Mensagem É Enviada?

Geralmente, uma mensagem será composta através de uma interface de correio como o programa mail ou mailx, ou outras mais sofisticadas como o programa elm, mush ou pine. Estes programas são chamados agentes de mensagens de usuários13.3, ou MUAs em formato resumido. Ao se enviar uma mensagem , o programa de interface irá em muitos casos acionar outro programa para a entrega. Este é denominado agente de transporte de mensagens13.4, ou MTA. Em alguns sistemas, há diferentes agentes de transporte de mensagens para entrega local ou remota, em outros há somente um. O comando para entrega remota de mensagens normalmente utilizado é o rmail, para entregas locais normalmente é utilizado o comando lmail (caso a distinção esteja implementada).

Entregas locais de mensagens, envolvem mais aspecto que somente anexar a mensagem que chega à caixa postal do destinatário. Normalmente o MTA local irá executar tarefas relacionadas com o uso de nomes alternativos ou apelidos (configurando os endereços dos destinatários locais que apontam para os nomes alternativos) e o reenvio de mensagens (redirecionando uma mensagem de um usuário para outra destinação). Há ainda mensagens que não podem ser entregues e que serão devolvidas, ou seja retornadas para o remetente com alguma mensagem de erro (da mesma forma que uma carta comum é devolvida).

Para entregas remotas, o programa de transporte usado depende da natureza da conexão. Caso as mensagens devam ser entregues através de uma rede usando TCP/IP, o protocolo mais comumente utilizado é o SMTP, que significa Protocolo Simples de Transferência de Mensagens13.5 e é definido pelas RFC 788 E RFC 821. SMTP normalmente se conecta diretamente com a máquina do destinatário, negociando a transferência da mensagem com o servidor SMTP da máquina remota.

Em redes UUCP, mensagens não serão normalmente entregues diretamente, mas sim reenviadas para a máquina de destino através de um conjunto de sistemas intermediários. Para enviar uma mensagem através de uma conexão UUCP, o MTA remetente normalmente executará o programa rmail no sistema que fará o reenvio, usando o programa uux e escrevendo a mensagem na entrada padrão do sistema remoto.

Uma vez que isto é feito para cada mensagem separadamente, pode-se produzir uma considerável demanda nos principais pontos de reenvio de mensagens, assim como seria possível congestionar as filas de tarefas temporárias do UUCP com milhões de mensagens utilizando uma quantidade de disco descomunal.13.6 Alguns MTAs entretanto permitem que diversas mensagens para um sistema remoto sejam colecionadas em um único arquivo, chamado arquivo de lote. Este arquivo contém os comandos SMTP que seriam normalmente utilizados pelo sistema local ao enviar diretamente a mensagem durante uma conexão. Isso é denominado BSMTP, ou SMTP em lotes13.7. O lote é então enviado para o programa rsmtp ou bsmtp no sistema remoto, o qual irá processar a entrada como se uma transferência SMTP normal tivesse ocorrido.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 13.3 Endereço de Correio Acima: 13. Correio Eletrônico Anterior: 13.1 O Que É   Sumário   Índice
www.conectiva.com