Todos os protocolos permitem alguma variação do tamanho de pacotes, tempos de espera e outros parâmetros. Normalmente os padrões disponibilizados funcionarão bem sob condições normais, mas podem não ser o ideal para a sua situação. O protocolo g por exemplo, usa checagens de transmissão entre 1 a 7 pacotes, tamanhos de pacotes em potências de 2, variando de 64 a 4096 bytes.12.19 Caso a linha de telefone seja normalmente tão ruidosa que perca mais de 5 por cento dos pacotes, provavelmente será necessário diminuir o tamanho de pacote e do padrão de verificação. Por outro lado, em uma ligação de boa qualidade, o reconhecimento de recepção pode significar um excesso de tráfego desnecessário a cada 128 bytes, podendo-se alterá-lo para 512 ou mesmo 1024 bytes.
O Taylor UUCP provê um mecanismo para atender as necessidades de ajustes de parâmetros através do parâmetro protocol-parameter no arquivo sys. Por exemplo, para configurar os pacotes do protocolo g para um tamanho de 512 bytes durante uma conexão com a máquina parintins, deve-se adicionar os seguintes parâmetros:
Os parâmetros configuráveis e seus nomes variam de protocolo para protocolo. Para uma lista completa por favor verifique a documentação que acompanha o software Taylor UUCP.