Assim como em uma rede baseada em TCP/IP, a máquina deve ter um nome na rede UUCP. Para simplesmente transferir arquivos para ou de uma máquina diretamente utilizando o UUCP, o nome da máquina não necessita obedecer a nenhum padrão.12.7
Porém ao se usar o UUCP para a transferência de mensagens ou notícias, deve-se analisar a possibilidade de registrar o nome da máquina junto ao Projeto de Mapeamento UUCP. Ele é descrito no capítulo . Mesmo ao se participar de um domínio, deve-se considerar a obtenção de um nome oficial UUCP para o site.
Freqüentemente pessoas escolhem o nome UUCP de uma máquina para que coincida com o primeiro componente do nome totalmente qualificado. Supondo-se que uma máquina tenha o nome qualificado de santos.spaulo.com.br, seu nome UUCP de máquina poderia ser santos. Obviamente, pode-se usar um nome UUCP sem qualquer relação com o nome qualificado.
Esteja seguro de não utilizar um nome não qualificado em endereços de mensagens, a menos que o registre como o seu nome UUCP oficial.12.8
Ao se enviar uma mensagem para uma máquina não registrada, este desaparecerá em algum buraco negro ou lata de lixo da rede. Caso o nome já esteja em uso por algum outro site, ele será roteado para o que estiver registrado, provocando um bocado de trabalho ao administrador da rede.
Por padrão, o conjunto de ferramentas UUCP utiliza o nome definido em hostname como seu nome UUCP. Este nome é comumente configurado pelo programa /etc/rc.local. Caso o nome UUCP da máquina seja diferente daquele, deve-se usar a opção hostname no arquivo config para indicar ao uucico o seu nome UUCP, conforme descrito a seguir.