próximo acima anterior sumário índice
Next: Não usando o fetchmail Up: Usando isto com o Previous: Configurando o fetchmail   Sumário   Índice Remissivo

Automatizando tudo isto

ssh!fetchmail!configurando O ssh pode autenticar usando vários métodos. Um destes é um par de chaves pública/particular RSA. Pode-se gerar uma chave de autenticação para uma conta usando-se o utilitário ssh-keygen. Uma chave de autenticação pode ter associada a ela, uma frase-senha ou algo em branco. O uso de uma frase-senha depende de quão seguro se acha que é a conta local que se está usando.

Caso se entenda que a máquina é segura, vá em frente e use uma frase-senha em branco. Assim, o .fetchmailrc acima funcionará perfeitamente. Pode-se então executar o fetchmail no modo servidor, quando há um acesso discada e as mensagens de correio são recuperadas automaticamente. Pronto.

Entretanto, se você acha que precisa de uma frase-senha, as coisas tornam-se um pouco mais complexas. O ssh pode ser executado sob controle de um agente, o qual pode registrar chaves e autenticar qualquer conexão feita sob ele. Para tanto criei o programa getmail.sh descrito a seguir:


\begin{tscreen}
\par\addvspace{\medskipamount}
\nopagebreak\hrule\begin{verbatim...
...5m; done\end{verbatim}\nopagebreak\hrule\addvspace{\medskipamount}
\end{tscreen}

Ao fazer um acesso discado, executo:


\begin{tscreen}
\begin{verbatim}$ ssh-agent getmail.sh\end{verbatim}\end{tscreen}

Este procedimento solicita a minha frase senha uma vez, depois verifica o correio a cada 5 minutos. Quando a conexão discada é fechada, o agente ssh é encerrado (isto é automatizado nos programas ip-up e ip-down).


próximo acima anterior sumário índice
Next: Não usando o fetchmail Up: Usando isto com o Previous: Configurando o fetchmail   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30