Próximo: 2. Modificando a Conta
Acima: 1. Executando o Linuxconf
Anterior: 3. Adicionando Uma Conta
Sumário
Índice
Adicionar um usuário é uma das tarefas mais básicas que podem ser executadas na administração do sistema. Para tanto siga as seguintes instruções:
- Inicie o Linuxconf
- Informe a senha do superusuário quando solicitado (caso já não seja).
- Abra [Configurar]
[Contas de Usuários]
[Normal]
[Contas de Usuários]. Esse procedimento abrirá a tabela Contas de Usuários (veja a figura
).
- Caso existam mais de 15 contas no sistema, o Linuxconf irá disponibilizar um filtro de tela (veja a figura
), permitindo o uso de faixas menores de contas ao invés de uma lista geral. Para obter uma lista completa, selecione Aceitar sem alterar qualquer parâmetro. Para informações detalhadas sobre os diversos filtros, selecione Ajuda na tela de Controle de Filtros.
- Selecione Adicionar. Isso abrirá a tabela Criação de Contas de Usuário (veja a figura
).
Figura:
Tela de Controle de Filtros
|
A tabela de Criação de Contas de Usuário é o local onde devem ser informados todos os dados da nova conta. Há um número de campos que são obrigatórios, outros são opcionais.
Figura:
Lista de Usuários
|
Campo Obrigatório:
- Nome de Acesso - o nome da conta. Normalmente em letras minúsculas. O primeiro e o último nome, iniciais ou algumas combinações são comumente usados como nomes de acesso. Para um usuário chamado Pepito J. Perez, nomes comuns são: pepito, perez, pepe, pjp ou pperez. Obviamente ''aranha'' ou outro nome qualquer também funcionará perfeitamente. Pode-se ainda usar números como pjp2 caso exista uma segunda pessoa com as mesmas iniciais. Não há um padrão para o campo.
Campos Opcionais:
- Nome Completo - é o nome do usuário da conta. Para um indivíduo, pode ser o seu nome, Pepito Javier Perez, por exemplo. Caso a conta represente uma posição ao invés de um indivíduo, pode ser algo como Conectiva Webmaster ou somente Webmaster. Não há padrão para este campo.
- Grupo - aqui é possível especificar o grupo associado à conta. O padrão é um grupo que seja igual ao nome de acesso. Logo pperez será do grupo pperez.
- Grupos Suplementares - grupos adicionais aos quais o usuário está relacionado. Nós sugerimos que caso se deseje adicionar um grupo ou grupos, deve ser feito aqui, ao invés de alterar o campo grupo. Nomes de grupos devem ser separados por espaços. O padrão para este campo é igual a espaços, significando a inexistência de grupos suplementares.
- Diretório Pessoal - especifica o diretório pessoal ou de acesso da conta. O padrão é /home/usuário, onde usuário é substituído pelo nome de acesso. Um diretório pessoal é o ponto de partida na estrutura de diretórios ao se acessar o sistema, ou no caso do X, para cada janela aberta. Ou seja, onde as preferências de determinada conta ficam armazenadas.
- Interpretador de Comandos - especifica a localização do interpretador de comandos, normalmente conhecidos como ambiente de trabalho (shell). O padrão é listado em uma caixa de seleções.
- Identificação do Usuário - o número associado com a conta do usuário. Ele é automaticamente gerado pelo sistema, quando a conta é criada.
Na tela de Criação de Conta de Usuário somente o campo de nome de acesso é requerido, apesar de que o preenchimento do Nome Completo ser fortemente recomendado. Uma vez informado o nome de acesso e os campos desejados, selecione Aceitar na base da tela. Caso você queira desistir da operação, selecione Cancelar.
Figura:
Tela de Criação de Usuário
|
Após pressionar Aceitar, o Linuxconf irá solicitar a informação de senha. Há ainda um campo denominado Confirmação onde será necessário digitar novamente a senha, a fim de prevenir eventuais erros de digitação. Senhas devem conter no mínimo 6 caracteres de tamanho. Podem conter números, assim como letras maiúsculas e minúsculas misturadas. Pressione Aceitar ao finalizar.
Próximo: 2. Modificando a Conta
Acima: 1. Executando o Linuxconf
Anterior: 3. Adicionando Uma Conta
Sumário
Índice
www.conectiva.com