Para executar o Linuxconf deve-se acessar o sistema como superusuário. Se você está acessando o sistema como outro usuário, há duas formas de lidar com essa situação. A primeira é executar o programa digitando-se Linuxconf na linha de comando. O Linuxconf solicitará então a senha do superusuário (veja a figura ).
A outra opção é executar o comando su para tornar-se superusuário. Caso você não esteja familiarizado com isso, digite su na linha de comando do ambiente de trabalho e pressione . A senha do superusuário será então solicitada. Após digite linuxconf e você terá à disposição todo o sistema e as ferramentas necessárias para configurá-lo. O Linuxconf tem quatro opções de acionamento:
O Linuxconf irá normalmente iniciar ou no modo Gráfico Simplificado ou no modo X Window, dependendo da variável de ambiente DISPLAY. A primeira vez que você executar o Linuxconf, uma mensagem introdutória será listada; somente esta única vez. Acessar a ajuda a partir da tela principal produzirá o mesmo resultado.
O Linuxconf tem uma ajuda sensível ao contexto. Para informações sobre um aspecto específico do Linuxconf, selecione Ajuda a partir da tela onde a opção desejada estiver disponível. Note que nem todas as telas de ajuda podem estar disponíveis neste momento, as quais serão atualizadas e introduzidas em próximas versões do Linuxconf.