O kernel padrão do Conectiva Linux, o qual está disponível no diretório /boot em sistema corretamente instalados é configurado com o suporte a um grande número de hardwares, porém com certeza não é kernel ideal para todos os equipamentos, uma vez que aguardar a carga de todos os programas de controle, muitos deles desnecessários, pode ser algo tedioso, além do que alguns Kb de memória RAM foram desperdiçados.
Isso pode levar o usuário mais avançado a construir um kernel personalizado para o seu equipamento, além do que este procedimento pode possibilitar a utilização de hardwares incomuns que não sejam suportados pelo kernel padrão, como por exemplo programas de controle de placas de som e bus-mouse. A customização do kernel provê ainda uma visão da situação atual de seu desenvolvimento.
Para compilar um kernel, há alguns arquivos Makefiles para compiladores C. Estes arquivos praticamente executam todas as tarefas automaticamente, sendo que o único procedimento manual consiste em informar a lista de hardware do equipamento local.