próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 3. Configuração do kernel Acima: 2. Módulos do Kernel Anterior: 2. Módulos do Kernel   Sumário   Índice

1. Módulos do Kernel

Os seguintes comandos podem ser utilizados no gerenciamento de módulos:

d
Carrega os módulos requisitados após uma pesquisa nos sub-diretórios de /lib/modules/<versão>/, como por exemplo em net, pcmcia, scsi, ...

d
Descarrega o módulo indicado. Este método somente é possível caso o módulo não seja mais necessário.

d
Cria o arquivo /lib/modules/<versão>/modules.dep onde as dependências de todos módulos são definidos. Este arquivo é necessário para que todos os módulos sejam carregados com as suas dependências.

e
Carrega e descarrega um módulo definido considerando todas as suas dependências. Este comando é extremamente poderoso e pode ser usado em uma série de tarefas (como por exemplo testar todos os módulos de um determinado tipo até que um seja carregado com sucesso). Ao contrário de insmod, modprobe verifica o conteúdo do arquivo /etc/conf.modules e deve ser usado na carga de módulos.

d
Mostra quais módulos estão carregados e quem os está utilizando. Módulos iniciados pelo servidor do kernel são identificados pela expressão autoclean, o que demonstra que eles serão removidos automaticamente quando chegarem ao limite de tempo sem uso.

A carga de módulos é influenciada diretamente pelo arquivo /etc/conf.modules. Neste arquivos podem ser adicionados parâmetros para os módulos que acessem o hardware diretamente,por exemplo os programas de controle de unidades de CD-ROM. Os parâmetros são praticamente idênticos aos definidos na linha de comando do LILO.Caso a carga de um módulo falhe, pode-se tentar novamente após especificar o hardware no arquivo /etc/conf.modules.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 3. Configuração do kernel Acima: 2. Módulos do Kernel Anterior: 2. Módulos do Kernel   Sumário   Índice
www.conectiva.com