próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 9. Instalando e Atualizando Acima: 8. Configurando o LILO Anterior: 2. SEÇÃO POR IMAGEM   Sumário   Índice

3. Opções de Parâmetros do Kernel

Caso a imagem carregada seja um kernel do Linux, então podem ser passados parâmetros na linha de comando para este kernel.

g
Anexa as opções especificadas à linha de comando passadas para o kernel. Isto é tipicamente usado para especificar parâmetros de hardware que não podem ser detectados automaticamente ou cujos testes podem ser perigosos. Por exemplo:

append = "hd=64,32,202"

g
Como `append', porém remove todas as outras opções (por exemplo, configurando o dispositivo raiz). Uma vez que opções vitais podem ser removidas inadvertidamente com `literal', esta opção não deve ser configurada na seção de opções globais.

o
Especifica o tamanho do disco de RAM opcional. Um valor igual a zero indica que nenhum disco em memória deve ser usado. Caso esta variável seja omitida, o tamanho para disco em memória configurado na imagem de inicialização será usado.

y
Especifica que o sistema de arquivos raiz deve ser montado com permissões somente de leitura. Tipicamente o procedimento de início do sistema remonta o sistema raiz com permissões de leitura e gravação posteriormente (por exemplo após executar o comando fsck).

e
Especifica que o sistema de arquivos raiz deve ser montado com permissões de leitura e gravação.

o
Isso especifica o dispositivo que deve ser montado como raiz. Caso o nome especial current seja usado, o dispositivo raiz é configurado para o dispositivo no qual o sistema de arquivos raiz está atualmente montado. Caso o raiz tenha sido alterado com -r o respectivo dispositivo é usado. Caso a variável `root' seja omitida, o dispositivo raiz configurado na imagem do kernel será utilizado (pode ser definido em tempo de compilação, através da variável ROOT_DEV e pode ser posteriormente alterada com o programa rdev(8)).

o
Especifica que o modo texto VGA deve ser usado na inicialização do sistema. Os seguintes valores são reconhecidos (não há diferenças entre maiúsculas e minúsculas):
>
Seleciona modo texto normal 80x25.

>
Seleciona modo texto 80x50.

>
Pára e pergunta ao usuário (em tempo de inicialização).

>
Usa o modo texto correspondente. Uma lista dos modos disponíveis pode ser obtida iniciando-se o sistema com vga=ask e pressionando .

Caso esta variável seja omitida, a configuração VGA contida na imagem do kernel é usada. (pode ser definido em tempo de compilação, através da variável SVGA_MODE e posteriormente alterada com o programa rdev(8)).


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 9. Instalando e Atualizando Acima: 8. Configurando o LILO Anterior: 2. SEÇÃO POR IMAGEM   Sumário   Índice
www.conectiva.com