Conforme descrito anteriormente, o DNS não lida somente com endereços IP de máquinas, mas trata também da troca de informações entre servidores de nomes. Há ainda todo um conjunto de diferentes tipos de entradas na base de dados DNS que pode ser utilizado.
Uma parte única da informação da base de dados DNS é chamada registro de recurso, ou RR em seu formato resumido. Cada registro tem um tipo associado, descrevendo o tipo de dado que ele representa e uma classe especificando o tipo de rede ao qual ele se aplica, destinada à resolução de necessidades posteriores de diferentes esquemas de endereçamento, como endereços IP (a classe IN), ou endereços em redes Hesiod (usadas no MIT), e algumas outras. O tipo típico de registro de recurso é o registro A que associa um domínio totalmente qualificado com um endereço IP.
Uma máquina pode ter mais de um nome. Um destes será identificado como oficial ou nome canônico da máquina, os demais são denominados nomes alternativos ao oficial2.20. A diferença do nome canônico é que ele possui um registro tipo A associado, enquanto os demais têm somente registros de tipo CNAME que apontam para o nome canônico do nome da máquina.
Não veremos aqui todos os tipos de registros, uma vez que pouparemos alguns para capítulos posteriores. Porém, vamos comentar alguns deles. A figura mostra uma parte da base de dados de domínios que está carregada nos servidores de nomes da zona fisica.pantanal.edu.
Além dos registros A e CNAME, pode-se ver um registro especial no início do arquivo, utilizando diversas linhas. Este é o registro de recursos SOA, sinalizando o Início de Autoridade, o qual contém informações gerais da zona na qual o servidor é autoritativo. Ele define por exemplo o tempo de vida padrão de todos os registros.
Note-se que todos os nomes no arquivo de exemplo que não finalizem com um ponto, devem ser interpretados como relativos ao domínio pantanal.edu.br. O nome especial ``@'' usado no registro SOA referencia-se ao domínio indicado por ele mesmo.
Conforme visto acima, o servidor de nomes do domínio pantanal.edu.br deve possuir informações sobre a zona fisica para apontar as pesquisas para o servidor de nomes piranha. Isso é geralmente obtido através de um par de registros: o NS que fornece o FQDN do servidor e um registro de tipo A que associa um endereço ao nome. Uma vez que esses registros utilizam o espaço de nome em conjunto, eles são costumeiramente chamados registros colados. Eles são a única instância de registros onde uma zona superior mantém informações sobre as zonas subordinadas. Os registros colados do servidor de nomes para fisica.pantanal.edu.br são mostrados na figura .