Servidores de nomes que contêm as informações dos equipamentos da zona são chamados autoritativos para a zona e algumas vezes referenciados como servidores mestres de nomes. Qualquer pesquisa por uma máquina na zona, irá finalizar em um destes servidores.
Para disponibilizar uma imagem coerente da zona, o servidor mestre de nomes deve ser sincronizado eficientemente. Isso pode ser obtido tornando-o o servidor primário e transformando os demais servidores em secundários, os quais recebem os dados da zona a partir do servidor primário em intervalos regulares.
Razões para se ter diversos servidores de nomes é a possibilidade de distribuição de carga e a necessidade de redundância. Quando um servidor de nomes falha de uma forma benigna, como problemas de hardware ou a perda de conexão com a rede, todas as pesquisas serão direcionadas para outros servidores. Evidentemente este esquema não protege a rede de mal funcionamento de software por exemplo.
Evidentemente pode-se querer um servidor de nomes que não seja autoritativo para nenhum domínio.2.19 Este tipo de servidor é útil ainda para conduzir pesquisas DNS para aplicações que são executadas na rede local, que são colocadas no cache do servidor. É também denominado como servidor somente para cache.