O smail atualmente suporta um programa de controle SMTP para entrega de mensagens sobre conexões TCP.22.18 Ele é capaz de entregar uma mensagem para qualquer número de endereços em uma única máquina, com o nome da máquina sendo especificado ou como um nome totalmente qualificado que pode ser resolvido por uma programa de rede, ou no formato de endereços IP com notação decimal, separada por pontos e mantida entre colchetes. Geralmente, endereços resolvidos por programas de controle de roteamento baseados em BIND, gethostbyname(3) ou gethostbyaddr(3) serão entregues através de um transporte.
Os programas de controle do SMTP tentarão conectar-se à máquina remota através da porta smtp listada no arquivo /etc/services. Caso isso não possa ser feito ou a conexão seja desfeita por excesso de tempo de espera, a entrega será novamente tentada posteriormente.
A entrega de mensagens na Internet requer que o roteamento para a máquina de destino seja especificado no formato route-addr descrito no capítulo , diferentemente do formato UUCP.22.19 smail irá transformar o endereço smailboxdir/var/spool/mail.
Há dois endereços que o programa smail exige que existam: MAILER-DAEMON e Postmaster. Ao devolver uma mensagem para um endereço inatingível, uma cópia é enviada para a conta postmaster para exame (no caso em que haja problemas de configuração). A conta MAILER-DAEMON é usada como remetente das mensagens devolvidas.
Caso estes endereços não contenham uma conta válida no sistema local, smail mapeará MAILER-DAEMON para postmaster, e postmaster para root, respectivamente. É indicado que isso seja alterado através da criação de um nome alternativo igual a postmaster para o responsável pela manutenção do programa de mensagens.