O smail pode lidar com arquivos de apelidos ou nomes alternativos compatíveis com o formato do sendmail de Berkeley. Entradas no arquivo de apelidos têm o seguinte aspecto:
destinatários é uma lista de endereços separada por vírgulas, que serão substituídas pelo apelido. A lista de destinatários pode continuar na linha seguinte, desde que esta comece com um caractere de tabulação.
Há uma funcionalidade especial que permite ao programa smail manusear listas de mensagens a partir de um arquivo de nomes alternativos: caso se especifique ``:include:nome_do_arquivo'' como destinatário, smail irá ler o arquivo especificado e utilizar o seu conteúdo como uma lista de destinatários.
O arquivo de nomes alternativos é denominado /usr/lib/aliases22.20. Caso este arquivo possa ser gravado por todo e qualquer usuário, smail não irá entregar mensagens para o interpretador de comandos. Um exemplo deste arquivo é apresentada a seguir:
Caso um erro ocorra durante a entrega para um endereço gerado a partir do arquivo aliases, smail tentará enviar uma cópia da mensagem de erro para o ``dono do nome alternativo". Por exemplo, caso o envio para falhe na entrega da mensagem para a lista de mensagens , uma cópia de erro da mensagem será enviada para o remetente, assim como para o e . Caso o endereço do dono não exista, não será gerada mensagem de erro adicional.
Quando entrega mensagens em arquivo ou ao acionar programas no arquivo aliases, smail se torna o usuário nobody a fim de evitar quaisquer problemas de segurança. Especialmente ao gerar arquivos, isso pode não fazer sentido. No arquivo acima fornecido, por exemplo, os arquivos de históricos devem pertencer e serem gravados por nobody, ou o processo de registro falhará.