próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 22.10.1 Usuários Locais Acima: 22. Configurando e Executando Anterior: 22.9 Transportes Baseados em   Sumário   Índice


22.10 Transportes Baseados em SMTP

O smail atualmente suporta um programa de controle SMTP para entrega de mensagens sobre conexões TCP.22.14 Ele é capaz de entregar uma mensagem para qualquer número de endereços em uma única máquina, com o nome da máquina sendo especificado ou como um nome totalmente qualificado que pode ser resolvido por uma programa de rede, ou no formato de endereços IP com notação decimal, separada por pontos e mantida entre colchetes. Geralmente, endereços resolvidos por programas de controle de roteamento baseados em BIND, gethostbyname(3) ou gethostbyaddr(3) serão entregues através de um transporte.

Os programas de controle do SMTP tentarão conectar-se à máquina remota através da porta smtp listada no arquivo /etc/services. Caso isso não possa ser feito ou a conexão seja desfeita por excesso de tempo de espera, a entrega será novamente tentada posteriormente.

A entrega de mensagens na Internet requer que o roteamento para a máquina de destino seja especificado no formato route-addr descrito no capítulo [*], diferentemente do formato UUCP.22.15 smail irá transformar o endereço smailboxdir/var/spool/mail/usuário. Outros casos incluem apelidos e listas de mensagens além de reenvio de mensagens. Nestes casos, o endereço local é expandido para um outro endereço ou até mesmo para uma lista de endereços, os quais podem ser locais ou remotos.

Além destes endereços ``normais'', o programa smail pode manusear outros tipos de destinações de mensagens locais, tais como nomes de arquivos e conectores de comandos. Eles não são endereços, não se podendo portanto enviar uma mensagem para, digamos, . Eles são válidos somente se forem gerados a partir de tarefas de reenvio ou apelidos.

Um nome de arquivo deverá começar com uma barra (/) ou um til (). Este último se refere ao diretório pessoal e pode ser utilizado somente se o nome de arquivo foi retirado do arquivo .forward ou foi gerado através do reenvio automático (veja acima). Ao entregar uma mensagem para um arquivo, smail anexa a mensagem ao arquivo caso ele já exista, ou executa a sua criação se necessário.

Um comando com conector pode ser qualquer comando precedido pelo símbolo de conexão (|22.16). Isso faz com que o programa smail manuseie o comando em um interpretador com seus argumentos, porém sem o conector `|'. A mensagem em si será enviada ao comando através da entrada padrão.

Por exemplo, para conectar uma lista de mensagens com um grupo de notícias local, pode-se usar um programa interpretado chamado gateit e configurar um apelido local que entregue todas as mensagens da lista de mensagens para o programa usando a expressão ``|gateit''.

Caso a chamada ao programa contenha espaços, eles devem estar entre aspas duplas. Devido a questões de segurança envolvidas, deve-se ter cuidado e não executar o programa, caso o endereço tenha sido obtido de maneira dúbia (por exemplo, caso o arquivo de nomes alternativos da qual o endereço foi obtido possa ser gravado por qualquer usuário).




próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 22.10.1 Usuários Locais Acima: 22. Configurando e Executando Anterior: 22.9 Transportes Baseados em   Sumário   Índice
www.conectiva.com