smail espera encontrar uma base de dados de caminho alternativos no arquivo paths sob /usr/lib/smail. Este arquivo é opcional, então caso não se queira executar qualquer roteamento via caminhos alternativos, basta simplesmente remover o arquivo paths.
paths deve ser um arquivo PATH com entradas que indicam nomes de sites de destinos como caminho UUCP. O arquivo tem que estar ordenado, pois smail usa uma pesquisa binária para encontrar um site. Comentários não são permitidos neste arquivo e o nome do site deve estar separado do caminho através de tabulações. Bases de dados de caminhos são discutidas detalhadamente no capítulo .
Caso este arquivo seja gerado manualmente, esteja seguro de incluir todos os nomes conhecidos para um determinado site. Por exemplo, se um site é conhecido tanto pelo seu nome UUCP como pelo nome de domínio totalmente qualificado, deve-se adicionar um nome para cada um deles. Este arquivo pode ser ordenado com o auxílio do comando sort(1) e conectores de comandos.
Caso o site seja do tipo ``folha'', então o arquivo paths não será necessário, bastando configurar a máquina responsável pela otimização do roteamento no arquivo config e deixar a tarefa de roteamento para o alimentador de mensagens.