próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 14. Configurando e Executando Acima: 13.6 Configurando o elm Anterior: 13.6.1 Opções Globais do   Sumário   Índice


13.6.2 Conjunto de Caracteres Nacionais

Recentemente foi proposta uma emenda ao padrão da RFC 822 para o suporte a vários tipos de mensagens, tais como texto puro, dados binários, arquivos Postscript, etc. O conjunto de padrões e RFCs que cobrem estes aspectos são comumente referenciados como MIME ou Extensões de Mensagens Internet de Múltiplos Propósitos13.13. Entre outras coisas, isso permite que o destinatário saiba se um conjunto de caracteres diferente de ASCII foi usado ao se escrever uma mensagem recebida, por exemplo usando acentos em Francês, Português ou caracteres do Alemão. Estas funcionalidades são suportadas pelo programa elm para algumas extensões.

O conjunto de caracteres usado internamente pelo para representação de dados é denominado ISO-8859-1, o qual é o nome do padrão que o descreve. É também conhecido como Latin-1. Quaisquer mensagens usando caracteres deste conjunto terão a seguinte linha no seu cabeçalho:



Um sistema receptor deverá reconhecer este campo e adotar as medidas necessárias para apresentar a mensagem. O padrão para mensagens de texto puro13.14 é um valor para charset igual a us-ascii.

Para poder apresentar as mensagens com um conjunto de caracteres diferentes de ASCII, elm deve saber como imprimir estes caracteres. Por padrão, quando o elm recebe uma mensagem com um valor em charset diferente de us-ascii (ou um conteúdo diferente de text/plain), ele tenta listar a mensagem usando um comando chamado metamail. Mensagens que requerem metamail para serem listadas são mostradas com o indicador ``M'' na primeira coluna da tela de visão geral.

Uma vez que o conjunto de caracteres nativos do é o ISO-8859-1, não será necessário executar o programa metamail para mostrar mensagens neste formato. Caso indicado ao programa elm que o sistema suporta ISO-8859-1, ele não utilizará o metamail. Isso pode ser feito através da configuração das seguinte opção no arquivo global elm.rc:



Note que deve-se configurar estas opções mesmo quando não se vá enviar ou receber mensagens que contenham caracteres diferentes de ASCII. Isso se deve ao fato de que outros usuários poderão enviar mensagens com o campo Content-Type: no cabeçalho da mensagem, independentemente de estarem enviando mensagens somente em formato ASCII.

De qualquer forma, configurar esta opção no arquivo elm.rc não é suficiente. O problema é que ao apresentar esta mensagem com um paginador interno, elm chama uma função de biblioteca para cada caracter para determinar se ele pode ser apresentado ou não. Por padrão, esta função somente reconhecerá caracteres ASCII e listará todos os demais como ``?''. Pode-se contornar isso através da configuração da variável de ambiente LC_CTYPE para ISO-8859-1, o que indica que os caracteres de Latin-1 são considerados como possíveis de serem apresentados. Suporte a esta facilidade está disponível desde a biblioteca libc-4.5.8.

Ao enviar mensagens que contém caracteres especiais do ISO-8859-1, deve-se estar seguro de que as seguintes variáveis no arquivo elm.rc foram configuradas:



Isso faz com que o programa elm indique o conjunto de caracteres no cabeçalho da mensagem como ISO-8859-1 e os envie no formato 8 bits (o padrão é dividi-los usando o padrão 7 bits).

Obviamente qualquer uma destas opções pode ser configurada no arquivo pessoal elmrc ao invés de se utilizar o arquivo global.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 14. Configurando e Executando Acima: 13.6 Configurando o elm Anterior: 13.6.1 Opções Globais do   Sumário   Índice
www.conectiva.com