elm significa ``mensagem eletrônica'' e é uma das mais interessantes ferramentas . Ela disponibiliza uma interface que ocupa toda a tela com um sistema de ajuda bastante bom. Não discutiremos aqui como usar o programa elm, mas somente algumas de suas opções de configuração.
Teoricamente, pode-se executar o programas elm sem qualquer configuração e tudo funcionará perfeitamente, com um pouco de sorte. Porém há poucas opções que devem ser obrigatoriamente configuradas, apesar de requeridas em somente algumas ocasiões.
Ao iniciar, o programa elm lê um conjunto de variáveis de configuração a partir do arquivo elm.rc em /usr/lib/elm. Então, ele tentará ler o arquivo .elm/elmrc no diretório pessoal do usuário. Este arquivo não deve ser criado pelo próprio usuário. Ele é criado ao se escolher ``save options'' a partir do menu de opções do programa elm.
O conjunto de opções para um arquivo pessoal do tipo elmrc também está disponível no arquivo global elm.rc. Muitas configurações no arquivo pessoal substituem as definições do arquivo global.