Na Internet, as tarefas de roteamento estão baseadas inteiramente na máquina de destino. O padrão é entregar a mensagem diretamente à máquina de destino através da pesquisa do seu endereço IP e deixar a rotina de roteamento dos dados a cargo da camada de transporte IP.
Muitos sites desejarão direcionar todas as mensagens destinadas a eles para um servidor de alta disponibilidade, capaz de administrar um tráfego intenso e posteriormente distribuir as mensagens localmente. Para divulgar este serviço, o site publica um registro de recursos denominado MX para o domínio local na base de dados DNS. MX significa Negociador de Mensagens13.9 e basicamente indica que o servidor disponibiliza serviços de reenvio para todas as máquinas do domínio. Registros MX podem ser usados para manusear o tráfego entre máquinas que não estejam diretamente conectadas a Internet, como por exemplo redes UUCP ou redes corporativas com máquinas que contém informações confidenciais.
Registros MX indicam ainda uma preferência associada a eles,
indicada por um número positivo inteiro. Caso existam diversos registros
MX para uma máquina, o agente de transporte de mensagens irá tentar
transferir a mensagem através do servidor de menor valor e caso essa
tentativa não seja bem sucedida tentará através da máquina de maior valor
seguinte. Caso a máquina local seja ela própria o servidor de correio para
o endereço de destino indicado, ele não poderá reenviar mensagens para
qualquer máquina MX de valor maior, a fim de se evitar a criação de uma
rotina circular sem saída.
Supondo-se que uma organização chamada Cnclinux Ltda., deseje que todos as suas mensagens sejam administradas por uma máquina chamada correio. A base de dados DNS conterá então o seguinte registro:
Isso anuncia que correio.cnclinux.com.br é o servidor de correio para a máquina teresina.cnclinux.com.br com um valor de preferência igual a 5. Uma máquina que queira entregar uma mensagem para irá verificar a base de dados DNS para cnclinux.com.br e encontrará um registro MX apontando para correio. Caso não haja um outro registro MX com um indicador de preferência menor que 5, a mensagem será entregue então para correio, a qual a despachará para teresina.
Esta descrição é na verdade um resumo simplificado de como os registros MX funcionam. Para maiores informações sobre roteamento de mensagens, por favor verifique a RFC 974.