próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 11.4 O Arquivo exports Acima: 11. O Sistema de Anterior: 11.2 Montando um Volume   Sumário   Índice


11.3 Os Servidores NFS

Caso se queira prover serviços NFS para outras máquinas, ou seja tornar-se um servidor NFS, deve ser executado o programa nfsd e o servidor mountd na máquina local. Como acontece em programas baseados em RPC, eles não são gerenciados pelo servidor inetd, mas sim acionados durante a inicialização e auto registrados no servidor portmapper. Entretanto tem-se que garantir que ele só será executado após o início da execução do programa rpc.portmap. Normalmente são incluídas as seguintes linhas no arquivo de inicialização rc.inet2:



As informações referentes à propriedade dos arquivos que um servidor NFS proporciona aos clientes são compostas somente pelo número de identificação do usuário (uid) e do grupo (gid). Se tanto o cliente como o servidor associarem o mesmo nome de usuário e grupo a estes números de identificação, eles compartilham do mesmo espaço de usuários e grupos. Por exemplo, este é o caso quando se utiliza o NIS para distribuir as informações do arquivo passwd para todas as máquinas da rede.

No entanto, em algumas ocasiões os números não coincidem. Melhor do que ficar atualizando as identificações de clientes e grupos para coincidirem com os do servidor, pode-se utilizar o servidor de mapas ugidd para a execução desta tarefa. Utilizando-se a opção map_daemon explicada abaixo, pode-se indicar ao programa nfsd que estabeleça uma correspondência das identificações (uid/gid) do servidor com as dos equipamentos clientes, com a ajuda do programa ugidd executado na máquina cliente.

ugidd é um servidor baseado em RPC e é iniciado em rc.inet2, da mesma forma que nfsd e mountd.




próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 11.4 O Arquivo exports Acima: 11. O Sistema de Anterior: 11.2 Montando um Volume   Sumário   Índice
www.conectiva.com