próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 1.3.4 O Protocolo Internet Acima: 1.3 Redes TCP/IP Anterior: 1.3.2 Ethernets   Sumário   Índice


1.3.3 Outros Tipos de Hardware

Em grandes instalações, como a Universidade do Pantanal, a Ethernet não é o único tipo de equipamento utilizado. Na UP, cada rede local de departamento é ligada à rede do campus, o qual possui um cabo de fibra ótica rodando FDDI (Interface de Fibra de Dados Distribuídos). O FDDI usa um método diferente para transmitir dados, o qual basicamente envolve o envio de um número de ``bastões''1.6 pela rede, com a estação podendo transmitir dados somente quando receber um bastão. A principal vantagem do FDDI é a velocidade acima dos 100 Mbps e um comprimento máximo do cabo de mais de 200 km.

Para conexões de rede a longas distâncias, um diferente tipo de equipamento é utilizado, o qual é baseado em um padrão chamado X.25. Muitas das chamadas Redes Públicas de Dados, como a Tymnet nos Estados Unidos, ou a Datex-P na Alemanha, oferecem este serviço. O X.25 requer um hardware especial, chamado de Montador/Desmontador de Pacotes ou PAD. O X.25 define um conjunto de protocolos de rede próprio, mas freqüentemente é usado para conectar redes que executem TCP/IP ou outros protocolos. Considerando que pacotes IP não podem ser mapeados em X.25 e vice-versa, eles são simplesmente encapsulados em pacotes X.25 e enviados pela rede.

Freqüentemente, rádios amadores usam seus equipamentos para colocar seus computadores em rede, isto é chamado de rádio pacote ou rádio ham. O protocolo utilizado pelos rádios ham é chamado de AX.25, derivado do X.25.

Outras técnicas envolvem o uso de linhas seriais baratas para acesso discado. Estas requerem ainda outro protocolo para transmissão de pacotes, como SLIP ou PPP, os quais são descritos abaixo.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 1.3.4 O Protocolo Internet Acima: 1.3 Redes TCP/IP Anterior: 1.3.2 Ethernets   Sumário   Índice
www.conectiva.com