Para conexões de rede a longas distâncias, um diferente tipo de equipamento é utilizado, o qual é baseado em um padrão chamado X.25. Muitas das chamadas Redes Públicas de Dados, como a Tymnet nos Estados Unidos, ou a Datex-P na Alemanha, oferecem este serviço. O X.25 requer um hardware especial, chamado de Montador/Desmontador de Pacotes ou PAD. O X.25 define um conjunto de protocolos de rede próprio, mas freqüentemente é usado para conectar redes que executem TCP/IP ou outros protocolos. Considerando que pacotes IP não podem ser mapeados em X.25 e vice-versa, eles são simplesmente encapsulados em pacotes X.25 e enviados pela rede.
Freqüentemente, rádios amadores usam seus equipamentos para colocar seus computadores em rede, isto é chamado de rádio pacote ou rádio ham. O protocolo utilizado pelos rádios ham é chamado de AX.25, derivado do X.25.
Outras técnicas envolvem o uso de linhas seriais baratas para acesso discado. Estas requerem ainda outro protocolo para transmissão de pacotes, como SLIP ou PPP, os quais são descritos abaixo.