Índice
Beyond these release notes and the installation guide, further documentation on Debian GNU/Linux is available from the Debian Documentation Project (DDP), whose goal is to create high-quality documentation for Debian users and developers. Documentation, including the Debian Reference, Debian New Maintainers Guide, and Debian FAQ are available, and many more. For full details of the existing resources see the Debian Documentation website and the Debian Wiki website
A documentação para pacotes individuais está instalada em
/usr/share/doc/
. Isto
pode conter informação sobre direitos de cópia, detalhes específicos da
Debian e qualquer documentação 'upstream'.
pacote
Existem muitas fontes de ajuda, conselhos e suporte para os utilizadores de Debian, mas estas apenas devem ser consideradas se a investigação na documentação sobre determinado assunto tiver esgotada em todas as fontes. Esta secção disponibiliza uma curta introdução acerca destas fontes que podem ser úteis para novos utilizadores de Debian.
As listas de mail de mais interesse para os utilizadores de Debian são a
lista debian-user (em Inglês) e outras listas
debian-user-idioma
(para outros idiomas). Para
informação acerca destas listas e detalhes sobre como as subscrever veja
http://lists.debian.org/. Por favor verifique nos
arquivos antes de colocar a sua questão e adira á etiqueta da lista.
Debian tem um canal de IRC dedicado ao suporte e ajuda aos utilizadores de Debian, está localizado na rede de IRC OFTC. Para aceder ao canal, aponte o seu cliente de IRC favorito para irc.debian.org e junte-se ao #debian.
Por favor siga as linhas de conduta do canal, respeitando totalmente os outros utilizadores. As linhas de conduta estão disponíveis no Debian Wiki.
Para mais informação acerca da OFTC por favor visite o >website.
Ansiamos por fazer Debian GNU/Linux um sistema operativo de alta qualidade, no entanto isso não significa que os pacotes que disponibilizamos sejam totalmente livres de bugs. Em consistência com a filosofia de “desenvolvimento livre” de Debian e como um serviço para os nossos utilizadores, nós disponibilizamos toda a informação em relatórios de bugs no nosso próprio sistema de seguimento de bugs (BTS). O BTS é navegável em http://bugs.debian.org/.
Se encontrar um bug na distribuição ou no software empacotado que seja parte dela, por favor relate-o para que possa ser corrigido adequadamente em futuros lançamentos. Relatar bugs requer um endereço de email válido. Nós pedimos isto para que possamos seguir os bugs e os 'developers' possam entrar em contacto com quem os submeteu, caso seja necessária informação adicional.
Pode submeter um relatório de bug utilizando o programa
reportbug ou manualmente utilizando o email. Pode ler
mais acerca do sistema de seguimento de bugs (BTS) e de como utiliza-lo
lendo a documentação de referência (disponível em
/usr/share/doc/debian
se tiver instalado o doc-debian
) ou online no sistema de seguimento de bugs (BTS).
Não necessita ser um especialista para contribuir para Debian. Ao ajudar outros utilizadores com problemas nas várias listas de suporte aos utilizadores está a contribuir para a comunidade. Identificar (e também resolver) problemas relacionados com o desenvolvimento da distribuição através da participação nas listas de desenvolvimento é também extremamente útil. Para manter a alta qualidade da distribuição Debian submeta bugs e ajude os 'developers' a persegui-los e a corrigi-los. Se tiver jeito com as palavras pode contribuir mais activamente ajudando a escrever documentação ou a traduzir a documentação existente para o seu próprio idioma.
Se puder dedicar mais tempo, pode gerir uma peça da colecção de Software Livre dentro de Debian. É especialmente útil se as pessoas adoptarem ou mantiverem items que pessoas pediram para incluir na Debian. A base de dados 'Work Needing e Prospective Packages detalha esta informação. Se tem interesse em grupos específicos então pode achar agradável contribuir para alguns sub-projectos Debian que incluem 'ports' para arquitecturas especificas, Debian Jr. e Debian Med.
Em qualquer caso, se estiver a trabalhar na comunidade de software livre de qualquer forma, como utilizador, programador, escritor ou tradutor já está a ajudar o esforço de software livre. A contribuição é recompensadora e divertida, além disso permite-lhe conhecer novas pessoas dando-lhe aquela estranha sensação quente por dentro.