Não quero descrever isto em detalhes aqui, dê uma olhada na Página de controladores APM do 0 em http://www.cs.utexas.edu/users/kharker/linux-laptop/apm.htmlpara mais informações. Tudo que você precisa saber é que com o auxílio do apm, a cpu pode dizer a bios quando não há nada de importante para se fazer e deste modo a bios pode tomar conta da economia de energia - por exemplo: reduzindo o clock da cpu, desligando o disco rígido, desligando a luminosidade da tela, etc.
O Apm é também responsável pelo modo de ``suspensão do sistema'' ( ou ``soneca'') e pelo modo de ``suspensão de disco'' ( ou ``hibernação''). Outra característica interessante, mas não muito importante é que com a ajuda do apm, o shutdown -h não irá apenas travar o sistema, mas também desligá-lo. APM
( A propósito, a maioria dos sistemas Linux coloca um shutdown -r nos seus arquivos /etc/inittab e mapeiam isso como o pressionar das teclas Ctrl-Alt-Del. Prefiro ter shutdown -h neste arquivo, de modo que ao pressionar a famosa combinação de teclas, meu laptop simplesmente se desliga. )
Nem todos os fabricante implementam uma bios apm corretamente, então, alguns laptops têm problemas com controladores apm do Linux ( se a sua máquina tem problemas com apm, será visível com o travamento na inicialização do Linux ou depois do retorno da suspensão ). Se você não tem certeza, dê uma olhada na página do laptop com Linux para o seu modelo específico.