Pode-se usar a opção de linha de comando -Tlatin1 para o groff, mas é mais simples colocar uma linha no seu arquivo /etc/profile contendo
GROFF_TYPESETTER="latin1" export GROFF_TYPESETTER
Para maiores informações leia o manual do groff com o comando
man groff
No Linux, o comando man usa o groff para formatar os manuais e deve ser configurado para usar o conjunto Latin 1, ou não será possível formatar satisfatoriamente manuais que contenham caracteres não pertencentes ao conjunto ASCII, como é o caso do ``man iso_8859_1''. Na distribuição Slackware, é preciso editar o arquivo /usr/lib/man.config e alterar as definições NROFF e NEQN, trocando a opção ``-Tascii'' para ``-Tlatin1'':
NROFF /usr/bin/groff -Tlatin1 -mandoc NEQN /usr/bin/geqn -Tlatin1
ou, se usarmos a variável de ambiente GROFF_TYPESETTER, podemos simplesmente eliminar a opção -Tascii. Na distribuição Debian não é necessário fazer nenhuma configuração para o man, bastando configurar GROFF_TYPESETTER e na Red Hat (incluindo Conectiva) o arquivo é /etc/man.config
Groff também pode ser configurado para fazer a separação silábica em
português, o que é muito útil se tivermos páginas de manual em Português. Isto
é bastante simples, porque quando James Clarck pôs suporte a hifenização no
groff ele usou o mesmo algoritmo de hifenização do TeX. Para ter hifenização
em português, basta copiar o arquivo de regras do TeX e fazer o groff
usá-lo. O arquivo hyphen.pt pode ser obtido junto com os demais na página
do HOWTO. Trata-se do arquivo pt8hyph.tex (ver seção (TeX e LaTeX)) ao qual foi adicionado apenas um comentário.
Ele deve ser copiado para o diretório /usr/share/groff/tmac/ ou /usr/lib/groff/tmac/, dependendo da distribuição. É conveniente criar um ``link'' simbólico para hyphen.br. Para usar esse arquivo, basta colocar no início do seu documento troff/groff as linhas a seguir:
.if \n(.g \{\ .hla pt .hpf hyphen.pt .\}
O .if não é necessário para a acentuação, mas ele testa se o processador usado é o groff. Deste modo pode-se usar o mesmo documento em outros UNIX nos quais se use o troff normal sem que ele gere mensagens de erro sobre comandos desconhecidos.