próximo acima anterior sumário índice
Next: Ispell Up: Aplicativos Previous: flex   Sumário   Índice Remissivo

Fortune

Fortune é aquele programa que toda vez que é invocado apresenta uma pequena mensagem, geralmente bem humorada. Ele é inspirado nos biscoitos da fortuna chineses (em inglês fortune cookies, daí o nome). Eis algumas mensagens típicas:

    dROGA!!oNDE ESTA O cAPSLOCK??

    Mouse não encontrado, bater no gato? (S/N)

    Que fio é ess<=V++088.../NO CARRIER

    Quem ri por último está conectado a 2400Bit/s.

Tudo que o programa faz é escolher aleatoriamente uma mensagem em um repositório mantido no diretório /usr/games/fortunes (Slackware) ou /usr/share/games/fortunes (Debian). Neste diretório existem diversos arquivos com as ``fortunas'' e um arquivo índice para cada um deles, que possui a extensão .dat. O formato dos arquivos é muito simples: cada fortuna é composta de uma série de linhas de texto. As fortunas são separadas umas das outras por linhas contendo apenas um caracter %. Veja o trecho a seguir:

O que são quatro pontos na parede? Four migas. Ugh!
%
Errar é humano, botar a culpa no computador é mais humano ainda.
%
Aí ela me disse: Ou eu ou o modem! Sinto muitas saudades dela...

Tudo que temos a fazer é criar um arquivo com as fortunas chamado, digamos fortunes com o formato descrito acima. Depois basta usar o programa strfile para gerar o índice:

    strfile fortunes

e um arquivo chamado fortunes.dat será criado. Claro que se quisermos que o fortune mostre apenas mensagens em Português, teremos que remover os arquivos existentes no diretório original. Sugiro simplesmente renomeá-lo para fortunes-en (de English) e criar outro vazio. Eu coletei algumas fortunas e as coloquei no arquivo fortunes-pt.tar.gz que pode ser obtido via WWW na página do Portuguese HOWTO. Não esqueça de colocar no seu /etc/profile algumas linhas contendo uma chamada ao fortune, por exemplo

    if [ -x /usr/games/fortune -a ! -e $HOME/.hushlogin ]; then
       echo
       /usr/games/fortune
       echo
    fi

Uma última informação: se o nome de um arquivo termina com o sufixo -o o fortune só o consulta se for chamado com a opção -o. Esses arquivos são os que contém mensagens cujo conteúdo pode ser considerado ofensivo por algumas pessoas, tais como

    Só não mando a sogra pro inferno, com pena do Diabo.

Claro que existem coisas muito mais ofensivas por aí, mas este é um Linux HOWTO e não queremos realmente ofender ninguém, certo?


próximo acima anterior sumário índice
Next: Ispell Up: Aplicativos Previous: flex   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30