próximo acima anterior sumário índice
Next: Identificações adotadas neste documento Up: Introdução Previous: Tipos de partições de   Sumário   Índice Remissivo

Identificação de partições no formato DOS

O DOS possui a limitação de 26 unidade de disco. Esta quantidade "limitada/ de partições é devido a forma como o DOS organiza as partições de disco: Em letras alfabéticas (26 letras contando o K, W, Y).

O Fdisk(particionador de discos) do DOS, permite somente a criação de uma partição Primária e uma Extendida, não aproveitando o disco para a criação de mais 2 partições Primárias (que como foi dito acima, são permitidas 4 por disco). Isto é uma limitação do programa Fdisk do DOS. Ao contrário desta limitação na criação de apenas 1 partição Primária, o Fdisk do DOS permite a exclusão de mais que 2 partições primárias do disco rígido, caso existam.

O DOS desde a versão 5.0, permite a utilização de 4 partições Primárias e 23 partições Lógicas por disco rígido. O número de partições no disco deverá ser menor se o computador utilizar dois discos rígidos ou CD-ROM, unidade de rede, direcionamento feito com o Subst, Ramdrive, etc, porque a quantidade de partições no disco rígido terá que ser menor para que não ultrapasse as 26 unidades disponíveis. Caso ultrapasse, o DOS não terá como tornar disponível as unidades de disco que ultrapassem as 26 já identificadas pelo sistema.

Normalmente é criada somente 1 partição Primária para a utilização com o DOS. As primeiras Letras das unidades de disco do DOS(a partir de C:) identificarão as partições Primárias do Primeiro disco rígido, Segundo, Terceiro e Quarto.

Após as letras das partições Primárias serem identificadas, o DOS identificará as partições Lógicas(lembrando que as partições Extendidas são utilizadas somente para o armazenamento de partições Lógicas e não são utilizadas para o armazenamento de arquivos e diretórios, isto explica o meu cálculo acima de no máximo 4 partições primárias e 23 Lógicas por disco). Após identificar as partições Lógicas, o DOS identificará a unidade Ramdrive(caso exista) e após a unidade de CD-Rom, rede, subst só que nestes 3 últimos, as letras podem se mudadas dependendo da ordem que são iniciaDOS e das opções usadas.

Assim, se possuir um disco rígido com uma partição primária(como C:) e uma partição Lógica(como D:) e instalar um novo disco rígido, a primeira partição Primária do novo disco rígido assumiria a letra D: (que antes era da unidade Lógica do primeiro disco) e a unidade Lógica pularia para E:.


próximo acima anterior sumário índice
Next: Identificações adotadas neste documento Up: Introdução Previous: Tipos de partições de   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30