As partições de disco são divididas em três tipos: Primária, Extendida e Lógica.
Podem existir, no máximo, 4 partições Primárias e Extendidas no mesmo disco (3 Primárias e 1 Extendida ou 4 partições Primárias em cada disco).
A partição Primária permite o armazenamento de arquivos e diretórios. Todos os computadores que possuem somente a unidade C(supondo que utilize o DOS), utilizam este tipo de partição para armazenamento de arquivos e inicialização do sistema operacional.
Se for preciso criar mais que 4 partições no mesmo disco, será necessário criar uma partição Extendida. A partição Extendida não pode ser utilizada para armazenar arquivos. Ela será usada para a criação de outras partições, dentro dela, que são chamadas de partições Lógicas. Uma partição Extendida podem armazenar várias partições Lógicas. As partições Lógicas podem armazenar arquivos e diretórios(como as partições primárias). Um mesmo disco rígido pode armazenar mais de 64 partições independentes uma das outras.
A versão do FIPS descrita neste documento trabalha somente com partições Primárias. A partição criada após o reparticionamento não destrutivo será uma nova partição Primária.