Primeiro, deve-se montar a partição DOS como um subdiretório do Linux. Por exemplo, pode-se criar um diretório no Linux como /dos (mkdir -m 755 /dos) e acrescentar-se uma linha como a seguinte
/dev/hda1 /dos msdos umask=022
ao arquivo /etc/fstab. (Neste exemplo, o disco rígido é montado somente com autorização de leitura. Pode-se montá-lo com autorizações de leitura e gravação, substituindo-se "022" por "000" e usando-se a opção -m 777 com o mkdir). Agora deve-se montar o diretório /dos. Deve-se agora acrescentar uma linha similar a
lredir d: linux\fs/dos
ao arquivo AUTOEXEC.BAT no disco rígido (ver os comentários no LREDIR abaixo). Num sistema multiusuário pode-se usar
lredir d: linux\fs\${home}
onde "home" é o nome da variável de ambiente que contém a rota do diretório DOS (neste caso /dos)(11/8/95).
Tim Bird (Tim_R_Bird@Novell.COM) indica que os usuários de LREDIR devem ter atenção redobrada ao usar LREDIR no arquivo autoexec, uma vez que o COMMAND.COM continuará analisando o arquivo autoexec.bat do dispositivo redirigido com o mesmo deslocamento do dispositivo físico onde se encontra o arquivo autoexec. Por esta razão é mais seguro ter-se o arquivo autoexec.bat no dispositivo redirecionado, assim como o dispositivo físico (diskimage) deve ser o mesmo (11/08/95).
Robert D. Warren (rw11258@xx.acs.appstate.edu) relata (28/04/94) o seguinte:
Inicializei um pequeno arquivo hdimage (menos que 1 MB - e duas vezes maior do que o mínimo necessário) e próximo à última linha do arquivo config.sys, a imagem de inicialização hdimage é a seguinte:
install=c:\lredir.exe c: LINUX\FS\home/dos
Assim lredir será executado um pouco antes do interpretador de comandos.Isso foi executado com sucesso tanto com o command.com quanto com o 4DOS. Isto elimina o problema de deslocamento ao usar-se o lredir no autoexec.bat.
Uwe Bonnes acrescenta que (11/08/95)
Sugerimos que seja executado o seguinte:
install=C:\subst.exe g: c:
inicialmente, assim ainda se tem acesso à imagem em disco com o nome de dispositivo igual a g: Uma outra dica útil nestas circunstâncias é configurar o DOSEMU para usar textbfautoexec.emu" mantendo assim o DOS e o DOSEMU separados.