próximo acima anterior sumário índice
Next: Executando Programas em Computadores Up: Arquivos e Programas Previous: Exemplos   Sumário   Índice Remissivo

Executando Programas: Multitarefa e Sessões

Para executar um programa, digite seu nome, como faria no DOS. Se o diretório (Seção [*] (Usando Diretórios)) onde o programa está armazenado estiver incluso no PATH (Seção [*] (Arquivos de Inicialização do Sistema)), o programa será iniciado. Exceção: diferentemente do DOS, no Linux um programa localizado no diretório atual não é executado a menos que seu diretório seja incluído no PATH. Contorno: sendo prog o seu programa, digite ./prog.

A linha de comando típica é parecida com essa:

$ comando [-s1 [-s2] ... [-sn]] [par1 [par2] ... [parn]] [< entrada] [> saída]

onde -s1, ..., -sn são as opções do programa, par1, ..., parn são os parâmetros do programa. Você pode dar vários comandos na mesma linha de comando:


\begin{tscreen}
\begin{verbatim}$ comando_1 ; comando_2 ; ... ; comando_n\end{verbatim}\end{tscreen}

Isto é tudo que há sobre executar programas, mas é fácil ir um passo a frente. Um dos principais motivos para usar Linux é que é um sistema operacional multitarefa--pode executar vários programas (daqui em diante, processos) ao mesmo tempo. Você pode lançar processos em segundo plano e continuar trabalhando tranqüilamente. Além disso, o Linux permite que você abra várias sessões: é como ter vários computadores para trabalhar ao mesmo tempo.

Usando esses comandos você pode formatar um disco, zipar um conjunto de arquivos, compilar um programa e descompactar um arquivo, tudo ao mesmo tempo, e ainda ter o prompt à sua disposição. Tente isso no DOS! E tente no Windows, apenas para ver a diferença de desempenho (se não travar, é claro).


próximo acima anterior sumário índice
Next: Executando Programas em Computadores Up: Arquivos e Programas Previous: Exemplos   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30