Dois arquivos importantes no DOS são AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS, que são usados na hora do boot para inicializar o sistema, definir algumas variáveis de ambiente como PATH e FILES, e possivelmente rodar um programa ou arquivo de lote. No Linux há vários arquivos de inicialização, alguns dos quais seria melhor você não mexer até que você saiba exatamente o que está fazendo. De qualquer maneira, eu lhe digo que os mais importantes são:
Se tudo o que você precisa é definir o $PATH e outras variáveis de ambiente, ou você quer mudar as mensagens de login, ou rodar um programa automaticamente após o login, dê uma olhada nos seguintes arquivos:
Se o último arquivo listado existir (observe que é um arquivo oculto), será lido depois do login e os comandos contidos nele serão executados.
Exemplo--veja este .bash_profile:
# Isto é um comentário echo Ambiente: printenv | less # equivalente ao comando SET do DOS alias d='ls -l' # é fácil entender o que é um apelido alias up='cd ..' echo "Lembre-se que o path é "$PATH echo "Hoje é `date`" # usa a saída do comando 'date' echo "Tenha um bom dia, "$LOGNAME # O que segue é uma "função de shell" ctgz() # Lista o conteúdo de um arquivo .tar.gz { for file in $* do gzip -dc ${file} | tar tf - done } # fim de .profile
$PATH e $LOGNAME, são variáveis de ambiente. Há muitas outras que podem ser alteradas; por exemplo, para programas como less ou bash, LPM.