Construir um disquete de utilitários é bastante simples, basta simplesmente criar um sistema de arquivos em um disquete formatado e copiar os arquivos para ele. Para usá-lo com o disco de inicialização, deve-se montá-lo manualmente após o sistema ser carregado.
Conforme descrito anteriormente, o disquete de utilitários pode ser montado como /usr. Neste caso, os binários podem ser colocados no diretório /bin no disquete de utilitários, sendo que uma indicação a /usr/bin na variável de ambiente de caminho permitirá o acesso direto a eles. Bibliotecas adicionais podem ser colocadas no diretório /lib no disquete de utilitários.
Há vários pontos importantes para atentar-se ao se construir um disco de utilitários, a saber:
Apêndice (Listas de exemplo do conteúdo do disco de utilitários) mostra um lista de exemplos de arquivos em um disquete de utilitários. Aqui estão colocadas algumas idéias que podem ser úteis: programas para examinar e manipular discos (format, fdisk) e sistemas de arquivos (mke2fs, fsck, isofs.o), um editor de textos leve (elvis, jove), utilitários de compactação e arquivamento (gzip, tar, cpio, afio), utilitários para fitas (mt, tob, taper), comunicação (ppp.o, slip.o, minicom) e dispositivos (setserial, mknod).