Caso se tenha um kernel modular, deve-se considerar quais módulos devem ser carregados a partir do disco de inicialização após o início do sistema. Pode-se incluir os módulos ftape e zftape caso cópias de segurança tenham sido feitas em uma fita, módulos para dispositivos SCSI caso eles estejam presentes, e módulos para suporte a PPP ou SLIP caso se queira acesso à rede em uma emergência.
Estes módulos podem ser colocados em /lib/modules. Deve-se ainda incluir insmod, rmmod e lsmod.
Caso se deseje carregar os módulos automaticamente, pode-se incluir ainda modprobe, depmod e swapout. E caso se use o kerneld, deve-se incluir ainda o /etc/conf.modules.
A principal vantagem de utilizar módulos reside no fato de poder mover módulos não essenciais para um disco de utilitários e carregá-los quando necessário, usando menos espaço no disco raiz. Porém, caso seja necessário lidar com muitos dispositivos diferentes, uma abordagem mais adequada pode residir em construir um único kernel com diversos módulos integrados.
Note que para se ter um sistema de arquivos ext2 compactado, é obrigatória a existência de suporte a disco em memória e sistemas de arquivos ext2. Estes não podem ser disponibilizados como módulos.
diretorios de bibliotecas@diretório de bibliotecas (lib) bibliotecas