próximo acima anterior sumário índice
Next: Construíndo um Sistema de Up: Discos de Inicialização e Previous: O Processo de Inicialização   Sumário   Índice Remissivo

Tipos de Discos

Após a revisão do processo básico de inicialização, podemos agora definir diversos tipos de discos envolvidos. Podemos classificar os discos em quatro tipos. A discussão aqui contida e através de todo o documento do uso do termo disco refere-se a disquetes, a menos que seja especificado o contrário, observando-se que na verdade, o conceito pode ser aplicado sem distinção a discos rígidos.

inicialização

Um disco contendo um kernel do sistema que pode ser inicializado. O disco pode ser usado para iniciar o kernel do sistema, o qual pode carregar o sistema de arquivos raiz a partir de outro disco. O kernel em um disco de inicialização pode receber informações sobre a localização do sistema de arquivos raiz.

Freqüentemente um disco de inicialização carrega o sistema de arquivos raiz a partir de outro disquete, porém é possível configurar a carga a partir de um sistema de arquivos raiz residente em um disco rígido, por exemplo. Isso é comumente feito quando se está testando um novo kernel (na verdade ``make zdisk'' criará um disco de inicialização automaticamente a partir dos fontes do kernel).

raiz

Um disco com um sistema de arquivos raiz contém os arquivos necessários para a execução de um sistema Linux. Tal disco pode não conter necessariamente nem o kernel e tão pouco o carregador de sistemas .

Um disco raiz pode ser usado para executar o sistema independentemente de outros discos, uma vez que o kernel do sistema tenha sido inicializado. Normalmente o disco raiz é automaticamente copiado para um disco em memória, o que torna o acesso às suas informações muito mais rápido e libera a unidade de disquetes para outras atividades.

inicialização/raiz

Um disco pode conter tanto o kernel quanto um sistema de arquivos raiz. Em outras palavras, ele contém todo o necessário para inicializar e executar um sistema Linux, sem a necessidade de um disco rígido. A vantagem desse tipo de disco é que a solução torna-se compacta. Todo o necessário está em um único disco. Por outro lado, o gradual aumento de tamanho dos itens necessários ao processo significa o aumento da dificuldade de colocar-se tudo em um único disquete, mesmo com compactação.

utilitário

É um disco que contém um sistema de arquivos, mas que não será montado como um sistema raiz. É um disco de dados adicionais, e pode ser utilizado para a disponibilização de utilitários, caso o disco raiz não tenha mais espaço disponível.

Em geral, quando falamos de "construir um disco de inicialização" significa a criação das funções de carga do kernel e do sistema de arquivos raiz. Elas podem estar juntas (em um único disco de inicialização e raiz) ou separados (disco de inicialização e disco raiz). A abordagem mais flexível para discos de emergência é provavelmente usar disquetes separados, e um ou mais disquetes de utilitários para gerenciar o que não foi possível colocar nos primeiros.


próximo acima anterior sumário índice
Next: Construíndo um Sistema de Up: Discos de Inicialização e Previous: O Processo de Inicialização   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30