Discos de inicialização do Linux são úteis em diversas situações, tais como:
Há várias formas de se obter discos de inicialização (boot):
Algumas pessoas escolhem a última opção, construindo os seus próprios discos de emergência. Desta forma, na ocorrência de algum problema, eles podem saber o que deve ser corrigido. Mais ainda, é uma grande maneira de aprender como o Linux funciona.
Este documento assume alguma familiaridade com os conceitos básicos de administração de sistemas Linux. Por exemplo, deve-se conhecer os conceitos de diretórios, sistemas de arquivos e disquetes. Deve-se saber ainda utilizar os comandos mount e tt/df/, bem como o significado dos arquivos /etc/passwd e fstab e como eles estão constituídos, assim como saber que a maioria dos comandos deste HOWTO devem ser executados como superusuário (root).
A construção de um disco de inicialização do nada pode ser bem complexa. Caso não se tenha lido os conteúdos do FAQ do Linux e documentos relacionados, como por exemplo, o HOWTO Instalação Linux e o Guia de Instalação Linux, não é aconselhável tentar-se a construção dos discos desta forma. Caso se necessite somente de um disco de emergência que funcione, será muito mais simples utilizar um preexistente. Veja o Apêndice (Discos de Inicialização Pré-Configurados), abaixo, a fim de verificar onde encontrá-los.
processo de inicializacao@processo de inicialização