O mouseconfig ajusta os arquivos de configuração necessários e as ligações simbólicas para uso do mouse em um sistema Conectiva Linux. Existem dois modos de operação: interativo e kickstart.
No Setup é disponibilizado o modo interativo, onde o usuário é questionado sobre o tipo de mouse conectado ao sistema. Algumas destas informações podem ser automaticamente detectadas pelo sistema.
Caso algum mouse seja detectado, uma caixa de diálogo é apresentada, definindo a porta em que o dispositivo foi encontrado. Pressione para continuar.
Caso sejam necessárias, informações adicionais como protocolo, número de botões, emulação de mouse três botões, etc. serão solicitadas. Faça as seleções apropriadas e continue na próxima seção. Normalmente será apresentada uma tela similar à apresentada na figura .
A melhor opção encontrada pelo programa estará realçada. Caso o tipo de mouse não seja o mais adequado, pode-se usar as teclas e para navegar entre os diversos tipos disponíveis. Em geral pode-se usar uma das seguintes abordagens para selecionar o tipo de mouse do sistema:
A caixa de verificação Emulação de 3 Botões permite usar um mouse de dois botões como se ele tivesse três. Em geral é mais simples usar o Sistema X Window caso se tenha um mouse com três botões. Caso esta caixa seja selecionada, pode-se emular o terceiro botão através da utilização dos dois botões simultaneamente como se fossem o botão do meio.
Se você selecionou um mouse com uma interface serial, então será apresentada uma janela similar à figura . Simplesmente realce a porta serial adequada do mouse, selecione Ok, e pressione
.