Há momentos em que pode ser necessário processar um ou dois comandos como outro usuário. É normal que administradores de sistema tenham esse tipo de demanda - eles (como todos os bons administradores de sistemas) usam a sua conta pessoal e sem privilégios especiais a maior parte do tempo. Mas caso uma senha de usuário necessite ser alterada ou as permissões de um determinado arquivo devam ser ajustadas, isso pode não ser possível com uma conta de usuário simples. Tais tarefas não levam mais que um minuto, e pode ser um tanto aborrecido ter que sair e entrar no sistema diversas vezes, somente para executar pequenas tarefas como superusuário. Uma abordagem mais simples consiste na utilização do comando su. Com este comando, a sessão atual pode transformar-se na sessão do superusuário ou outro usuário qualquer. No seguinte exemplo, o usuário conec decide tornar-se o superusuário.
[conec@4.0 conec]$ su Password: [conec@4.0 conec]#
Como é possível perceber, através do comando su o usuário comum obtém os poderes de superusuário, após a informação da senha do root. Mas caso se observe mais atentamente, é possível que o indicador de linha de comando do ambiente de trabalho seja um pouco diferente, indicando que o usuário atual foi alterado, ou seja, o indicador de linha que tinha um sinal ($) passa a ter o sinal (#). Esta é a forma tradicional de indicar se um ambiente de trabalho está sendo executado como superusuário ou não.
É possível ainda tornar-se outro usuário. Pode-se fazer isso, sem informar a senha (no nosso exemplo a senha do usuário não seria questionada) através do comando su conta_do_usuário, caso se esteja utilizando o superusuário, ou informando a senha do usuário que se deseje alterar. Você achará o comando su muito útil, particularmente se está agindo como deve um administrador do sistema (veja o Guia de Administrador de Sistemas Linux em http://www.conectiva.com.br/lojalinux). Para se retornar ao usuário anterior, como por exemplo deixando de ser o superusuário para tornar-se um usuário normal, deve-se digitar o comando exit.