O comando passwd pode ser usado para:
As primeiras duas situações são realmente iguais; não há realmente diferença entre uma conta que já exista e uma que acabou de ser criada. Tudo o que se deve fazer é acessar o sistema como superusuário e especificar o nome da conta cuja senha se deseja alterar. Usando a conta que acabamos de criar, temos o seguinte exemplo:
[root@4.0 /root]# passwd conec
New UNIX password:
Retype new UNIX password:
passwd: all authentication tokens updated successfully
[root@4.0 /root]#
Como se pode perceber, a senha não é ecoada na tela quando informada. Deve-se ainda digitá-la duas vezes, para garantir que não houve nenhum engano na informação. Vamos agora acessar o sistema com a conta recém-criada novamente:
Conectiva Linux Versão 4.0 Kernel 2.2.10 login: conec Password: [conec@4.0 conec]$
Uma vez dentro do sistema, pode-se alterar a senha da conta que está sendo usada utilizando o comando passwd sem seu nome. Neste caso, ele solicitará a senha atual da conta que se esteja utilizando, seguida do comando de nova senha. Por exemplo para uma conta chamada conec, teremos:
[conec@4.0 conec]$ passwd Changing password for conec (current) UNIX password: New UNIX password: Retype new UNIX password: passwd: all authentication tokens updated successfully [conec@4.0 conec]$