Esteja certo de que as mudanças foram gravadas no disco. Caso se tenha usado um cache de disco como Smartdrive, apesar das recomendações em contrário, aguarde alguns segundos até que o conteúdo do cache seja transferido para o disco.
A nova partição será reconhecida pelo DOS após a reinicialização do equipamento. NÃO SE DEVE GRAVAR NENHUM DADO NESTA PARTIÇÃO ANTES DE REINICIALIZAR O SISTEMA OPERACIONAL. Após a reinicialização, use o utilitário chkdsk para estar seguro de que a antiga partição (agora menor) não apresenta problemas.
Para verificar se as mudanças realizadas estão corretas, execute ``fips -t'' - modo de teste, após a reinicialização do sistema. Selecione o disco e a partição que foram divididos. Caso o FIPS não apresente nenhum erro até o cilindro selecionado, pode-se parar o programa através das teclas . Caso contrário, deve-se executar o utilitário restorrb para retornar à situação anterior.
Caso não seja encontrado nenhum erro, pode-se reinicializar o sistema com os arquivos config.sys e autoexec.bat usuais. Execute alguns programas e esteja certo de que eles podem acessar os dados em disco normalmente.
Para utilizar a partição sob o Linux, deve-se executar o comando fdisk sob o Linux e a seguir executar-se o comando mkfs ou iniciar o processo de instalação, indicando a nova partição como ponto de destino dos arquivos do sistema Linux.