O FIPS será iniciado ao se digitar FIPS na linha de comandos do DOS, seguido por . Pode-se finalizar o programa a qualquer tempo, pressionando-se .
O FIPS irá inicialmente tentar detectar qual o sistema operacional que está sendo executado. Caso seja Windows ou Desqview, ele não prosseguirá e solicitará a inicialização do sistema via disquete.
A seguir o FIPS tentará detectar os discos rígidos e caso encontre mais de um solicitará a indicação de qual deve ser utilizado.
O FIPS então lerá o setor raiz do disco rígido e apresentará a tabela de partições.
Caso o leitor não tenha intimidade com estes dados, não deve se preocupar. Pode-se simplesmente usar o número de megabytes referentes ao tamanho para identificar as partições.
O setor raiz será checado, a fim de verificar se há algum erro presente.
Caso se tenha mais de uma partição no disco, será solicitada a indicação de qual delas deverá ser dividida.
O setor de inicialização da partição escolhida será então lida e algumas informações serão apresentadas, conforme o exemplo a seguir:
Bytes per sector: 512
Sectors per cluster: 8
Reserved sectors: 1
Number of FATs: 2
Number of rootdirectory entries: 512
Number of sectors (short): 0
Media descriptor byte: f8h
Sectors per FAT: 145
Sectors per track: 63
Drive heads: 16
Hidden sectors: 63
Number of sectors (long): 141057
Physical drive number: 80h
Signature: 29h
O FIPS verificará se estas informações são consistentes e conferem com a tabela de partições e tentará detectar outros erros.
A seguir verificará se as duas cópias da FAT são idênticas e, caso contrário, o FIPS finalizará com uma mensagem de erro.
Caso tudo corra bem até aqui, o FIPS irá procurar por espaço livre no final da partição, sendo que a partição que estiver sendo criada deverá ter o tamanho mínimo de 1 cilindro.
Deve-se informar agora o cilindro em que a nova partição deverá ser iniciada. Use as teclas de setas e para incrementar ou decrescer o contador de cilindros. Os tamanhos da partição remanescente e da nova partição serão mostrados no processo, não havendo portanto problemas em escolher o cilindro correto. Com as teclas e pode-se mudar o contador em passos de 10. Ao se finalizar, pressione para continuar.
O FIPS irá então verificar se o espaço para a nova partição está vazio. Esta é uma medida de segurança adicional e não mostrará erros, uma vez que o espaço livre foi determinado anteriormente.
A seguir, o FIPS irá calcular as mudanças do setor raiz, checá-las e mostrará a nova tabela de partições. Pode-se optar pela reedição da tabela de partições ou pela continuação do processo. Caso se digite c, o FIPS irá calcular as mudanças do setor de inicialização e novamente solicitará uma confirmação para prosseguir. Caso se digite y, o FIPS irá gravar as mudanças no disco e finalizará.