próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 7. Criando um Disquete Acima: 6. Finalizando a Instalação Anterior: 5. Finalizando a Instalação   Sumário   Índice


6. Definindo a Senha do Superusuário

O processo de instalação solicitará a informação de senha do superusuário[*], a qual será utilizada no primeiro acesso ao Conectiva Linux. (veja a figura [*])

A senha deverá ser informada duas vezes e ter no mínimo 6 caracteres, que não serão ecoados na tela. Caso as senhas informadas não coincidam, o processo de instalação solicitará que a senha seja informada novamente.

A senha deve ter um conteúdo que possa ser relembrado facilmente, porém não pode ser tão simples que possa ser descoberta por terceiros. Seu nome, telefone, qwerty, password, senha, root, 123456 e anteater são exemplos de senhas pobres. Boas senhas misturam números, letras maiúsculas e minúsculas e não contêm palavras presentes em dicionários, como por exemplo: Aard387vark ou 420BMttNT. É importante lembrar que as senhas são sensíveis a maiúsculas e minúsculas, ou seja A é diferente de a. Anote a senha e guarde em local seguro.

Figura: Senha do Superusuário

Nota: é importante lembrar que o Conectiva Linux é um sistema realmente multiusuário e o superusuário tem completo acesso a todo o sistema. Por esta razão este usuário deve ser utilizado exclusivamente para executar tarefas de administração e manutenção do sistema, evitando-se assim que arquivos fundamentais não sejam alterados ou removidos inadvertida ou acidentalmente. Por favor verifique o Guia do Usuário do Conectiva Linux para instruções sobre a criação de usuários após a inicialização do sistema e imediatamente após a instalação crie tantos usuários quantos sejam necessários para a execução das tarefas rotineiras.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 7. Criando um Disquete Acima: 6. Finalizando a Instalação Anterior: 5. Finalizando a Instalação   Sumário   Índice
www.conectiva.com